Volvo firma acordo com a Prefeitura de Curitiba (PR) para testes com ônibus elétrico híbrido

Início dos testes com o veículo está previsto para o primeiro semestre de 2016

Mercedes-Benz inicia testes com caminhão elétrico pesado
Agrale apresenta utilitário elétrico na Rio +20
Kenworth mostra caminhão a hidrogênio

volvo-onibus-hibrido

A Volvo Bus Latin America assinou nesta terça-feira (28/10), com a Prefeitura de Curitiba (PR), um acordo que permite a realização de testes com um ônibus elétrico híbrido articulado, além de um estudo da viabilidade da adoção do veículo no sistema de transporte da cidade.

O documento também foi assinado pela URBS, UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná), empresa Cidade Sorriso, e Setransp, entidade que reúne as empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana.

O ônibus elétrico híbrido articulado será desenvolvido em Curitiba, já atendendo às homologações de transporte urbano da cidade e vai integrar o City Mobility, projeto global de eletromobilidade da Volvo Bus. O início dos testes com o veículo está previsto para o primeiro semestre de 2016.

“Curitiba será a primeira cidade no Brasil a testar o ônibus elétrico híbrido”, afirma Hakan Karlsson, Vice Presidente Executivo de Business Areas, da AB Volvo. Outras cidades que participam do projeto são Gotemburgo e Estocolmo, na Suécia; Edimburgo, na Escócia; Luxemburgo, em Luxemburgo; Hamburgo, na Alemanha; Montreal, no Canadá; Xangai, na China; Bangalore, na Índia; Bogotá, na Colômbia e Cidade do México, no México. Além disso, está previsto avançar o projeto na América Latina, incluindo já durante o próximo ano as cidades de Santiago, no Chile, Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil.

O ônibus elétrico híbrido articulado que a Volvo vai desenvolver para Curitiba vai operar 70% no modo elétrico e 30% no modo híbrido. O veículo possui tecnologia plug-in, que permite recargas rápidas da bateria nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.

COMMENTS