IAA 2022: ZF aposta na inteligência artificial e eletrificação dos caminhões

IAA 2022: ZF aposta na inteligência artificial e eletrificação dos caminhões

Fabricante de tecnologias e componentes para o transporte apresentou novidades de alta complexidade na maior feira de caminhões do mundo

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Hannover, Alemanha. A ZF, conhecida mundialmente por fabricar componentes essenciais para o transporte de cargas e passageiros e detentora de diversas tecnologias que mudam o transporte, fez uma participação de gala no IAA 2022, na Alemanha.

A maior feira de veículos comerciais do mundo recebeu os lançamentos da ZF em um estande e também abrigou as demonstrações dos veículos com as tecnologias da marca. O primeiro destaque foi o CeTrax 2, uma um sistema de acionamento central elétrico capaz de transformar um caminhão movido a diesel em um veículo elétrico. A tecnologia está programada para começar a ser fabricada na Europa a partir do começo do ano que vem e já equipa um dos caminhões da DAF, que está avançada com seu programa de eletrificação no Velho Continente.

Basicamente, o CeTrax 2 é um módulo de controle que tem dois motores elétricos de alto desempenho e traz também inversores de corrente e uma transmissão de três velocidades que consegue fazer trocas de marchas com rapidez e precisão.

Os inversores são feitos de carboneto de silício, um material semicondutor de alta tecnologia que privilegia a descarga elétrica no momento certo, propiciando alimentação para toda a central. Os motores, os inversores e a transmissão são montados em uma única unidade que faz com que seja mais fácil equipar veículos para que eles sejam eletrificados.

A unidade tem potência contínua de 360 kW e uma saída máxima de 24.700 NM e pode ser facilmente instalada em veículos usados ou em projetos novos, dando a possibilidade de mais modelos elétricos rodando pelas estradas europeias. O CeTrax 2, segundo a ZF, pode ser instalado em veículos a diesel para transformá-los em elétricos, criando novas oportunidades para as frotas dos clientes da marca.

O equipamento foi demonstrado em detalhes durante a feira na Alemanha e começará a ser produzido em janeiro do ano que vem. Ele já equipa um dos caminhões elétricos da nova geração da DAF.

Computador para ver, pensar e agir

Outra novidade de alto impacto e alta tecnologia para o transporte da ZF foi o anúncio da primeira produção em série do supercomputador ZF ProAI, que foi atualizado recentemente. A plataforma será utilizada para suportar as demandas de automação que a ZF anda pesquisando e desenvolvendo.

Na prática, o ZF ProAI é um computador projetado para controlar e gerenciar módulos e funções nos caminhões e ônibus ajudando a fazer funcionar sistemas complexos como o ADAS, que permite a frenagem automática e a detecção de obstáculos à frente do veículo, e os sistemas de condução nível 5. O supercomputador consegue receber dados, processar e controlar todas as entradas de sensores, imagens e radares do veículo, funcionando como um cérebro artificial que recebe informações, processa e toma decisões para seguir com a viagem. É ele que faz com que o veículo “veja”, “pense” e “aja” sozinho, conforme o moderno slogan da ZF: See. Think. Act.

O lançamento do ZF ProAI tem previsão para ser lançado primeiro na China, a partir do ano que vem, e vai equipar veículos pesados no país asiático e também nos Estados Unidos, suportando os testes e o desenvolvimento da condução autônoma até o nível 4, quando a ação do motorista já não é mais necessária.

“Como um parceiro de desenvolvimento valioso para clientes em todo o mundo, a ZF está ajudando a impulsionar a indústria de veículos comerciais em direção a um futuro em que pessoas e mercadorias serão transportadas com segurança, eficiência e sustentabilidade por veículos totalmente autônomos, conectados e elétricos. Além disso, a capacidade do Grupo de transferir tecnologias com sucesso entre aplicativos de veículos ajuda a tornar os custos de transformação mais facilmente calculáveis para os clientes”, explica Wilhelm Rehm, membro do Board Mundial da ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais, Tecnologia Industrial e Gerenciamento de Materiais.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

O jornalista Leo Doca viajou a Hannover a convite do Pool de Imprensa do IAA 2022, formado pela Iveco, Ford, Mercedes-Benz, Scania e ZF.

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