Montado no Uruguai, veículo pode ser utilizado em várias aplicações; Equipe do Portal Transporta Brasil testou o lançamento
A montadora chinesa Lifan já está comercializando no Brasil o mini truck Foison, que ingressa ao mercado com o intuito de ser um “curinga”, atendendo a demanda de VUCs (Veículos Urbanos de Carga) e de outras aplicações comerciais.
O Foison conta com motor 1.3 a gasolina com injeção eletrônica de combustível que desenvolve 85 cv de potência máxima e 11,3 kgf.m de torque.
“Entendemos que o Foison ocupa um espaço existente entre os VUCs com motor 1.0 e os comerciais leves com motores maiores e cuja área e capacidade para carga é menor”, fala Luiz Augusto Zanini, diretor de marketing da Lifan Motors. “Sabemos que o consumidor que compra um utilitário como esse não pode ficar sem o carro, pois na maioria dos casos ele é seu sustento”, explica Jair Leite Oliveira, diretor comercial da montadora.
A engenharia da Lifan Motors no Brasil rodou com o modelo durante mais de seis meses em diferentes condições de carga, de clima e de piso, com o objetivo de definir a tabela ideal de manutenção e quais as intervenções periódicas necessárias.
“Conseguimos junto com nossa área de pós-vendas simplificar a tabela de manutenção periódica e com troca mínima de componentes de desgaste normal, o que configura um custo de manutenção muito baixo”, diz Jair.
A caçamba de aço tem 2.800 mm de comprimento, 1.520 mm de largura e 335 mm de altura. Combinada com a capacidade de até 800 kg, este conjunto permite transportar cargas variadas.
A versão completa do Foison vem equipada com direção eletro-assistida, ar-condicionado, rádio AM/FM digital com entrada auxiliar, tomada 12V auxiliar, ar quente e luz de leitura, entre outros itens. O veículo também vem equipado com duplo airbag e ABS, além de luz auxiliar de neblina traseira, brake light e cinto de segurança de três pontos.
A convite da empresa, o Portal Transporta Brasil efetuou um test drive com o modelo. Alguns dos tópicos que devem ser destacados são:
Prós
• Excelente torque para arrancada;
• Motor 1.3 possui bom desempenho;
• Dirigibilidade ótima;
• Troca de marcha suave e câmbio excelente.
Contras
• Posição de direção muito baixa;
• Sem qualquer regulagem nos bancos;
• Acabamentos internos deixam a desejar.
Apresentado apenas na versão de cabine simples e caçamba de aço, o Foison vem em CDK da China e é montado na unidade fabril da Lifan Motors no Uruguai. Desde julho, a companhia já comercializou cerca de 100 unidades no Brasil.
Modelo está disponível nas cores branca e prata ao preço de R$34.990,00 (R$37.990,00 com ar-condicionado e direção eletro-assistida).
COMMENTS