Curitiba (PR) lidera ranking de melhor sinalização para pedestres, usuários do transporte coletivo e ciclistas

Capital paranaense liderou levantamento, com média 5,4, em uma escala de 1 a 10; a pior capital é Manaus (AM), que obteve a nota 0,7

Protótipo de cápsula de transporte ultraveloz ‘estacionará’ em evento em SP
31% dos brasileiros passam mais de uma hora por dia no trânsito para ir ao trabalho
Renault ZOE é oferecido em formato de compartilhamento em empreendimento de Curitiba

linha-verde-parana

Um levantamento realizado pela campanha Sinalize!, do portal Mobilize Brasil, entre junho e julho deste ano, apontou Curitiba (PR) como a capital brasileira com melhor sinalização para pedestres, usuários do transporte coletivo e ciclistas.

A cidade ficou com a média 5,4, em uma escala de 1 a 10. A pior capital é Manaus (AM), que obteve a nota 0,7, também numa escala de 1 a 10. Tento em vista a maior pontuação, resultado é bastante insatisfatório.

Na área de transporte público, foram verificados itens como as informações disponíveis nos pontos de parada e a sinalização no interior dos veículos, na maioria sistemas de ônibus ou corredores inteligentes de ônibus, mas também metrôs, trens urbanos e até barcas.

Em relação à sinalização para pedestres, os avaliadores procuraram verificar a existência de faixas de travessia, placas de advertência, semáforos específicos para os pedestres e placas indicativas para orientação de quem opta por transitar a pé pelas cidades.

O trabalho foi realizado por voluntários e avaliou 25 cidades. O ranking atual foi baseado em 372 avaliações, sendo 123 de ciclistas, 128 de pedestres e 121 do transporte coletivo. O destaque ficou para 13 capitais, que obtiveram a seguinte colocação no ranking nacional:

• Curitiba – PR (5,4)
• Rio de Janeiro – RJ (4,6)
• Porto Alegre – RS (4,2)
• São Paulo – SP (3,8)
• Belo Horizonte – MG (3,6)
• Recife – PE (3,3)
• Brasília – DF (2,5)
• Natal – RN (2,5)
• Salvador – BA (2,1)
• Cuiabá – MT (1,9)
• Maceió – AL (1,6)
• Fortaleza – CE (1,3)
• Manaus – AM (0,7)

“O objetivo desse primeiro levantamento é chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para a precariedade da sinalização voltada a quem não anda de automóvel. No Brasil, os passageiros chegam aos pontos de ônibus e não encontram nada que indique quais linhas de ônibus passam ali, a que hora passam e quais são seus itinerários. E também não há sinalização para ajudar os pedestres a encontrar os melhores caminhos ou para indicar os principais pontos de referência da região. Assim, quando podem, as pessoas preferem sair de carro, aumentando os congestionamentos urbanos”, diz Eduardo Dias, coordenador da campanha Sinalize!.

COMMENTS