Brasil tem a pior malha viária entre os Brics

Brasil tem a pior malha viária entre os Brics

Números em comparação com a Rússia, Índia e China são alarmantes; território brasileiro contempla apenas 212 mil quilômetros de estradas pavimentadas

Prefeitura restringe circulação de caminhões na Radial Leste, em São Paulo
ANTT poderá simplificar emissão do CIOT
Redução no preço do diesel não anima transportadores

Rodovia-MT100

De acordo com um levantamento da consultoria Ilos, do bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia e China, o chamado Bric, a infraestrutura brasileira é considerada a pior das quatro quando se trata de extensão de malha de transporte.

O País tem somente 212 mil quilômetros de estradas pavimentadas. Já a Índia, que tem menos da metade da área do território brasileiro, conta com 1,57 milhão de quilômetros asfaltados. A China contempla 1,58 milhão de quilômetros de pistas com pavimentação.

No caso dos EUA, a título de comparação, são 4,2 milhões de quilômetros de estradas pavimentadas, sendo que o país da América do Norte abrange um território de 9.371.174 km², enquanto o Brasil fica logo atrás, com 8.515.767 km².

No caso do modal ferroviário, a Rússia lidera com 87 mil quilômetros de trilhos; a China, 77 mil; e a Índia, 63 mil. O Brasil conta com 29 mil de linha férrea, sendo que, na prática, somente um terço da malha é utilizada, o que faz com que a disponibilidade caia para aproximadamente 10 mil quilômetros.

No segmento hidroviário, o Brasil está similar à Índia, com 14 mil e 15 mil quilômetros de hidrovia, respectivamente. Já a China tem 110 mil quilômetros e a Rússia conta com 102 mil.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

COMMENTS