FedEx e Nissan testam veículo comercial leve 100% elétrico no Rio de Janeiro

Furgão e-NV200 será usado como veículo de entrega por cerca de um mês; teste faz parte de um programa global de avaliações e do programa de desenvolvimento do veículo

Rapidão Cometa vai virar FedEx em 2 anos
FedEx Express inaugura Centro de Distribuição central no México
FedEx inaugura sua maior estrutura na América Latina em São Paulo

fedex-nissan-rj

A montadora Nissan e a companhia transportadora de encomendas expressas FedEx Express estão trabalhando em conjunto com testes do Nissan e-NV200, um veículo comercial leve 100% elétrico, em situação real no Brasil.

A avaliação, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, faz parte do programa global de testes e do programa de desenvolvimento do veículo. Esta será a primeira vez que o modelo rodará no continente americano.

A parceria entre as companhias já viabilizou testes com o e-NV200 no Japão, no Reino Unido e em Cingapura.

“A oportunidade de testar o e-NV200 no Brasil é uma prova de que veículos 100% elétricos são também uma opção viável no mercado local. Além disso, nós estamos testando 25 unidades do carro elétrico LEAF por meio de um projeto-piloto de táxis nas cidades do Rio e de São Paulo, e também como veículo policial no Rio de Janeiro, com a utilização de duas unidades pela Polícia Militar na cidade”, diz François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

Em dezembro, a companhia colocou seis veículos elétricos em circulação, nas operações do Rio de Janeiro e de São Paulo. A introdução do carro elétrico na operação brasileira faz parte da EarthSmartR, plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx desenhada para conduzir o compromisso ambiental da empresa nas comunidades onde atua.

Para os testes de campo, a Nissan está fornecendo um furgão e-NV200 que será usado como veículo de entrega pela FedEx Express por cerca de um mês. Após esse período, as empresas avaliarão o potencial do modelo para a entrega de cargas. Os resultados obtidos contribuirão significativamente para o desenvolvimento da versão de produção em série do e-NV200, que começará a ser feita este ano na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha.

A FedEx possui atualmente 167 veículos elétricos e 365 híbridos elétricos nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão, China e Brasil. Até o final deste ano fiscal (maio de 2014), a empresa terá aumentado essa quantidade para 222 e 393, respectivamente. De 2005 a 2012, a introdução desses tipos de carro na frota fez com que a companhia economizasse aproximadamente 2,4 milhões de litros de combustível.

COMMENTS