Imprensa do transporte perde o mestre Marco Antonio Souto Maior

Após lutar contra complicações pulmonares, o jornalista editor-chefe da Revista TranspoData faleceu neste domingo, deixando um grande legado de seriedade e valorização da imprensa especializada do transporte de cargas no Brasil

PSA Peugeot Citroën se destaca na França pelo registro de patentes
Passageiros aéreos devem ficar atentos ao fim do horário de verão
Volvo faz seu maior lançamento de caminhões da história

falecimento-souto-maiorAs redações que escrevem sobre transporte no Brasil estão mais tristes hoje. Faleceu, após complicações pulmonares, o grande jornalista Marco Antonio Souto Maior, editor-chefe da Revista TranspoData e grande pioneiro do jornalismo especializado em transporte de cargas no nosso país.

Marquito, como era carinhosamente conhecido pelos amigos e colegas de imprensa, tinha características marcantes em seu texto e sempre foi um defensor ferrenho da ética e da seriedade na imprensa. Costumava dividir seu vasto conhecimento com os mais jovens, incluindo este escriba, que redige estas palavras com um nó na garganta que teve a felicidade de ficar marcado como o repórter que recebeu uma das últimas chamadas de atenção do mestre, há poucos dias, em um post no Facebook.

Souto Maior praticamente foi um dos que inauguraram a imprensa especializada sobre caminhões no Brasil, lá no começo dos anos 1970, quando editava a revista “O Carreteiro”, ainda na editora Abril, título que até hoje se mantém forte no mercado.

Dentre seus feitos, foi um dos consultores da TV Globo para a primeira temporada da série “Carga Pesada”, que contava as aventuras dos caminhoneiros Pedro e Bino pelas estradas do Brasil. Assim como Ariverson Feltrin, um dos mestres e incentivadores deste Portal, Marco Antonio Souto Maior está entre um dos maiores jornalistas do setor em todos os tempos e deixa seu legado para os que ficam com a missão de manter a imprensa especializada sem a sua presença.

Esta é a homenagem do Portal Transporta Brasil e toda sua equipe para o saudoso Marco Antonio Souto Maior, de quem nos despedimos com pesar, com o compromisso de manter o padrão alto deixado por ele na imprensa do setor.

COMMENTS