Volvo lança nova linha de caminhões VM para o Brasil e América Latina

Além dos novos modelos 4x2, 6x2 e 6x4, agora a montadora apresenta as configurações 8x2 e 8x4

Proposta que evita autuação por excesso de carga baseada no peso por eixo é rejeitada
Axor, da Mercedes-Benz, traz sistema de economia de combustível
Ford Caminhões tem crescimento de 45,5% nas vendas em 2010

volvo-novo-caminhao

A Volvo está apresentando sua nova linha de caminhões VM para o Brasil e América Latina. Além dos novos modelos 4×2, 6×2 e 6×4, agora a montadora apresenta as unidades 8×2 e 8×4.

“Os constantes investimentos em atualização da linha comprovam o grande sucesso que os caminhões VM conquistaram nos mercados brasileiro e latino-americano”, declara Francisco Mendonça, gerente de caminhões VM da Volvo no Brasil.

O gerente também destaca ainda que, para o segundo trimestre do próximo ano, a nova linha VM também terá acaixa de câmbio eletrônica I-Shift, que já equipa mais de 90% dos caminhões da linha F.

Os caminhões têm um visual bastante modificado em relação ao anterior. Agora, a cabine do VM tem sua aparência próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente na Europa e que já estão sendo vendidos em vários mercados europeus.

“Os novos VM têm o que chamamos de ‘new family look’ da linha Volvo, isto é, o visual de todos os modelos de caminhões da marca evolui e mantém-se parecido”, observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

“A parte frontal da cabine foi redesenhada, a começar pelos novos faróis. As luzes diurnas (day running light) de LED são em forma de ‘V’, separadas da luz baixa, proporcionando ainda melhor visibilidade”, comenta Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil. Segundo ele, as luzes de LED em “V” servem também como elemento de identificação visual dos caminhões da montadora.

O módulo do para-choque que envolve os faróis também foi renovado. Agora, o modelo conta com uma estrutura em termoplástico, uma grade e uma tampa para engates de reboque. Ao módulo do para-choque, também integra-se a nova grade. O novo painel frontal superior foi ampliado pelos designers da fabricante.

Internamente, a Volvo decidiu manter a atual ergonomia do caminhão. “A padronagem dos tecidos que cobrem os bancos, do teto e dos painéis internos foi atualizada. Mas mantivemos tudo o que o transportador aprovou e considera importante para a operação de transporte”, diz Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas do projeto do novo VM.

COMMENTS