Cummins anuncia produção de motor leve para picape Nissan

Unidade 5.0 litros V8 turbodiesel equipará próxima geração de veículos Família Titan, que serão comercializados nos Estados Unidos

PLANET 2050 é nova estratégia de sustentabilidade ambiental da Cummins
Ford terá Arla 32 produzido pela Cummins Filtration
Cummins Brasil apresenta dois novos diretores

cummins-motor-nissanAcostumada com a produção de equipamentos de grande escala, a fabricante de motores Diesel Cummins anunciou nesta terça-feira (20/8) o início da construção do motor Cummins 5.0 litros V8 turbodiesel em sua fábrica, localizada em Columbus, nos Estados Unidos.

Unidade será utilizada na próxima geração da picape Nissan Titan. A montadora japonesa ainda não informou as datas de lançamento do novo modelo no mercado norte-americano, mas os protótipos dotados de motor Cummins já estão em fase de testes.

A Cummins anunciou pela primeira vez a construção de um motor leve em 2006, porém a crise econômica mundial do período atrasou o projeto. Segundo Jeff Caldwell, gerente geral de Negócios da Cummins para Pickup Truck, a equipe de engenharia da empresa fez melhorias no motor durante a recessão.

A unidade atende às normas de emissões vigentes, e conta com tecnologia de turbos, filtros e o sistema de pós-tratamento Redução Catalítica Seletiva, desenvolvido pela Cummins Emission Solutions.

Além de sua parceria com a Nissan, a Cummins está desenvolvendo uma versão do turbodiesel V8 para os clientes de veículos comerciais. O planejamento do programa V8 da fabricante de motores inclui 300 novos trabalhadores ao longo dos próximos anos e, na pela produção, a empresa espera empregar um total de 800 novos profissionais.

COMMENTS