Cummins anuncia produção de motor leve para picape Nissan

Unidade 5.0 litros V8 turbodiesel equipará próxima geração de veículos Família Titan, que serão comercializados nos Estados Unidos

Foton vende seis caminhões para transportador de bebidas no Nordeste
Cummins apresenta motores a diesel mais potentes sem aumento de tamanho
Direto da redação – TV Transporta Brasil – nº 19

cummins-motor-nissanAcostumada com a produção de equipamentos de grande escala, a fabricante de motores Diesel Cummins anunciou nesta terça-feira (20/8) o início da construção do motor Cummins 5.0 litros V8 turbodiesel em sua fábrica, localizada em Columbus, nos Estados Unidos.

Unidade será utilizada na próxima geração da picape Nissan Titan. A montadora japonesa ainda não informou as datas de lançamento do novo modelo no mercado norte-americano, mas os protótipos dotados de motor Cummins já estão em fase de testes.

A Cummins anunciou pela primeira vez a construção de um motor leve em 2006, porém a crise econômica mundial do período atrasou o projeto. Segundo Jeff Caldwell, gerente geral de Negócios da Cummins para Pickup Truck, a equipe de engenharia da empresa fez melhorias no motor durante a recessão.

A unidade atende às normas de emissões vigentes, e conta com tecnologia de turbos, filtros e o sistema de pós-tratamento Redução Catalítica Seletiva, desenvolvido pela Cummins Emission Solutions.

Além de sua parceria com a Nissan, a Cummins está desenvolvendo uma versão do turbodiesel V8 para os clientes de veículos comerciais. O planejamento do programa V8 da fabricante de motores inclui 300 novos trabalhadores ao longo dos próximos anos e, na pela produção, a empresa espera empregar um total de 800 novos profissionais.

COMMENTS