MAN Latin America e Petrobras estudam novas tecnologias em motores e combustíveis

Engenharias das duas empresas vão se dedicar a desenvolver combustíveis e motores capazes de atender às demandas de uma mobilidade sustentável, incluindo novas legislações

Comissão da Câmara dos Deputados aprova uso de biocombustíveis em aviões
Adolescente americana ganha prêmio de inovação por descoberta na área de biocobustível
Governo estipula datas para testar mistura gradual de biocombustível ao diesel

man-motores-petrobras

A montadora MAN Latin America, fabricante de veículos das marcas Volkswagen e MAN, e a Petrobras anunciaram que começarão a estudar novas tecnologias em combustíveis e motores com testes em bancada.

Os primeiros exames serão realizados em laboratório recém-inaugurado pelo Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), em Curitiba (PR), e desenvolvido com investimento de R$ 6 milhões da Petrobras.

O projeto é o primeiro resultado do convênio tecnológico entre as duas empresas, firmado em 2011.

Com a parceria, testes realizados pelo Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras) utilizarão motores MAN como base para pesquisa e desenvolvimento de novos combustíveis. Nesta fase, os motores adotados são o MAN D08 e o MAN D26, que muitos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.

As engenharias das duas empresas vão se dedicar a desenvolver combustíveis e motores capazes de atender às demandas de uma mobilidade sustentável, incluindo novas legislações. O foco estará na pesquisa de soluções que propiciem aumento de eficiência energética e diminuição dos níveis de emissão de poluentes, além do aprimoramento no uso de fontes renováveis de energia.

COMMENTS