Rumo Logística adota sistema de RFID nos vagões ferroviários

Sistema de rastreabilidade via radiofrequência, por meio de tags, ajudará a empresa a gerar dados específicos sobre a movimentação de seus mais de 730 vagões ferroviários

Frente Parlamentar de Logística participa de audiência pública e apóia projeto da Ferroeste
Transnordestina vai escoar produção de celulose da Suzano
Ferrovia entre SP e MS avança e Governo prepara concessão

A Rumo Logística, operadora de transporte ferroviário e logística multimodal da cadeia do açúcar e outros graneis sólidos, adotou uma solução da NEC para a implementação de sistema da RFID (identificação por meio de leitura por radiofrequência) em sua frota de cerca de 730 vagões.

Para a Rumo, o sistema ajudará a empresa a obter dados específicos sobre a movimentação dos vagões e para a gestão de sua frota, ampliando o controle dos transportes. A NEC desenvolveu o sistema e forneceu o hardware, o software e o suporte para as operações do cliente.

A fornecedora já instalou as tags de RFID nos vagões da Rumo Logística, que serão lidas pelos dispositivos remotos de coleta de dados. “A constante expansão da Rumo Logística exige mecanismos de controle mais apurados para monitorar as operações e a geração de dados precisos sobre esta movimentação permite um refinamento contínuo dos processos internos, resultando em maior eficiência operacional e na diminuição dos custo com erros e desperdícios”, diz Luiz Villela, diretor de desenvolvimento de negócios da NEC no Brasil.

Ana Paula Serafim Barbano, coordenadora de sistemas responsável pelas ações de TI da Rumo Logística, explica que a adoção do sistema permitiu maior tranparência nas operações, gerando resultados mais sólidos. “A geração de métricas claras contribuiu fortemente para otimizar nossos negócios.  Com o desenvolvimento desta solução, a equipe da NEC atendeu com excelência ao principal objetivo da Rumo: a geração de informações seguras para suportar a tomada de decisões”, finaliza.

COMMENTS