Voith Turbo fornece equipamentos para projetos ferroviários em Recife e Fortaleza

Os equipamentos serão entregues à empresa Bom Sinal, para sete Veículos Leves sobre Trilhos em Recife e seis em Fortaleza, numa negociação que soma cerca de R$ 15 milhões

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Em janeiro de 2010, a Voith Turbo, Divisão do Grupo Voith, que desenvolve e fornece tecnologia de ponta em componentes e sistemas relacionados a acionamentos, começa a entregar equipamentos para os projetos de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) de Fortaleza (CE) e Recife (PE). São sistemas de tração diesel-hidráulicos, incluindo motor, transmissão, sistemas de arrefecimento e controle, além de engates ferroviários Scharfenberg, que serão fornecidos à empresa Bom Sinal, responsável por sete VLT em Recife e seis em Fortaleza. As duas negociações somam aproximadamente R$ 15 milhões.

“Estamos diante de um bom momento para a indústria ferroviária brasileira, com projetos sendo desenvolvidos em todo o País e nossa perspectiva é muito positiva para os próximos anos, tendo em vista os projetos de infraestrutura de transportes para a Copa do Mundo de 2014, em várias cidades brasileiras, e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro”, destaca o gerente da Divisão Ferroviária da Voith Turbo, Adelson Martins.

“O mercado de passageiros está passando por uma fase muito boa, principalmente devido aos investimentos no Nordeste (Fortaleza e Recife), Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro) e no Distrito Federal. Também esperamos a recuperação do mercado de trens de carga, impulsionada pela ferrovia Transnordestina”, acrescenta Martins. Em 2007, a Divisão Ferroviária da Voith Turbo forneceu sistemas de tração diesel-hidráulicos também para a Bom Sinal, no projeto de VLT do Cariri, ligando Juazeiro do Norte ao Crato, no Ceará, totalizando dois veículos.

O sistema de tração diesel-hidráulico da Voith Turbo utiliza uma transmissão hidráulica para transmitir o torque do motor diesel para as rodas. Neste tipo de sistema, é utilizado um dispositivo chamado conversor de torque. O equipamento possui um único motor diesel. Já os engates Scharfenberg equipam veículos ferroviários de transporte de passageiros conectando os carros da composição. Por contarem com sistemas de amortecedores internos, outra importante função dos engates Scharfenberg® é absorver impactos e conferir mais segurança no transporte.

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