ABSA Cargo Airline recebe nova certificação IOSA

Aérea foi a segunda brasileira a obter o certificado. Renovação vale até 2012.

Boeing entrega 226 aeronaves durante o 1º trimestre
ANAC registra redução maior que 6% na tarifa de voos domésticos
Prédio da Vasp no Aeroporto de Congonhas (SP) será leiloado

A empresa de transporte de carga aéreo, ABSA Cargo Airline, recebeu o certificado de qualidade IOSA (Operational Safety Audit – Em português : Auditoria Operacional de Segurança), o que significa que a empresa não terá que renovar a certificação recebida pela primeira vez em 2008 até 2012. A certificação é emitida pela IATA (International Air Transport Association – Em português: Associação Internacional do Transporte Aéreo) e se configura em um atestado de qualidade para todas as operações aéreas, avaliando 940 itens, em áreas como: Controle Operacional; Operações de Voo (pilotos); Despacho de Voo; Manutenção de Aeronaves; Operações de Cabine e compartimento de carga; Serviço de Solo (handling); Operações de Carga e Segurança.

Segundo Dario Matsuguma, diretor Técnico e de Planejamento da ABSA Cargo Airline, o registro confirma a qualidade e a constância operacional dos procedimentos da empresa. “A re-certificação se deveu a consolidação de uma grande mudança cultural na empresa, iniciada anos antes e que nos garantiu a certificação, e resultou na conscientização pela qualidade dos nossos serviços. Este trabalho priorizou a formação, capacitação e informação a todas as pessoas da empresa de maneira que todos passaram a se sentir parte integrante da solução e do sucesso, numa importante rede que se auto-realimenta. A preparação do indivíduo para o desempenho das atividades é fundamental para a busca da excelência, e a visão da ABSA é de que não basta ter processos padronizados, métodos e atividades conhecidas, é preciso reinventá-los a todo o momento, melhorando-os sempre”, explica.

Pioneira, A ABSA foi a primeira cargueira aérea a receber a certificação IOSA na América do Sul e Caribe e a segunda a obter o certificado no Brasil. Sediada em Viracopos, Campinas (SP), a ABSA iniciou as atividades em 1995 e opera atualmente uma frota composta por dois modelos Boeing 767-300F e conta com 300 colaboradores.

Por Nayra Brighi – Redação Portal Transporta Brasil

COMMENTS