Trecho Sul do Rodoanel já recebeu mais de 100 mil caminhões

Mais de uma semana depois de ser aberto ao tráfego, trecho já foi utilizado por 320 mil veículos no total. Tire suas dúvidas sobre o Trecho Sul do Rodoanel

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Dados da Secretaria Estadual de Transportes mostram que, nos primeiros oito dias da inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, a via já recebeu o tráfego de 320 mil veículos, sendo destes 100 mil caminhões. Ao logo de seus 61,4 quilômetros de extensão, o Trecho Sul do Rodoanel tem ajudado motoristas a evitar passar por dentro da cidade de São Paulo para acessar as principais vias do Estado.

O secretário Mauro Arce prevê que a tendência seja crescente para o uso do Trecho Sul. “Os caminhões que possuem outros destinos, que não a capital, não precisam mais entrar em São Paulo. Ganha o caminhoneiro, que não perde tempo em congestionamentos, e a população da Capital, que passa a ter melhor fluidez no tráfego urbano”, diz Arce.

Com a inauguração do novo trecho, o motorista gasta apenas 58 minutos para percorrer 93,4 km dos trechos Oeste e Sul do Rodoanel. Vários tempos de viagens foram reduzidos. Por exemplo:

  • Da Régis Bittencourt à Anchieta, de 1h30 para 28 minutos. Redução de 69%.
  • Da Anchieta a Alphaville/Osasco, de 1h20 para 40 minutos. Queda de 50%.
  • Da rodovia dos Bandeirantes para a Anchieta, de uma 1h20 para 45 minutos. Ou seja: a viagem também é 43% mais rápida.

Saiba algumas informações importantes sobre o Trecho Sul do Rodoanel:

  • Por que o Rodoanel não tem acessos ou retornos?

O Rodoanel é uma rodovia classe “zero” que não permite acesso à pequenas vias, estradas e avenidas, apenas grandes rodovias. Desse modo, além de evitar invasões às suas margens, também reorganiza melhor o tráfego. As rodovias classe “zero” têm um índice de acidentes 70% menor em relação à média das rodovias convencionais (abertas), justamente por inexistir grandes trechos urbanos, a exemplo de grandes vias expressas.

  • Por que o Rodoanel não tem retornos nem postos de gasolina?

Por ser uma rodovia classe “zero”, não existem postos de gasolina nem retornos. Vale lembrar que o proprietário do veículo que tiver uma pane seca, em qualquer rodovia do país, é multado, de acordo com determinação do Código Brasileiro de Trânsito.

  • Em caso de pane ou qualquer outro problema no trecho Sul, como o usuário poderá receber o socorro?

Equipes da Polícia Rodoviária Estadual e do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL) estão à disposição em vários pontos da trecho. Nos primeiros oito dias já foram realizados 431 atendimentos. E até o final do mês entrará em operação um sistema de monitoramento com câmeras para toda a rodovia, que irá acionar o atendimento imediato das equipes do SAU e do policiamento rodoviário.

  • O Rodoanel Sul vai ter pedágios? A partir de quando?

As tarifas de pedágio só serão cobradas após a concessão do trecho Sul do Rodoanel e a previsão inicial de cobrança é só para 2011.

  • Quantos guinchos há no trecho sul do Rodoanel?

Há cinco guinchos disponíveis para socorrer os usuários da rodovia.

  • Qual o telefone de atendimento ao usuário?

É o 0800 055 55 10 e atende 24 horas.

  • Em que pontos o Rodoanel é iluminado?

Assim como as outras rodovias, a iluminação existe em contornos, trevos e viadutos. Nas outras áreas, a sinalização horizontal e vertical é adotada de acordo com todas as normas técnicas exigidas – tais como os dispositivos que refletem a luz na divisão de pista do asfalto, conhecidos como “olho de gato” – de forma a garantir a segurança das viagens noturnas e/ou em dias com neblina.

Por: Leonardo Helou Doca de Andrade – Redação Portal Transporta Brasil

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