Rodoanel ficará mais caro e vai atrasar

Maior obra viária do País, o Rodoanel é a esperança para desafogar o caótico trânsito da Região Metropolitana de São Paulo, mas aparentemente o Trecho Sul vai ficar para o começo do ano que vem e, de quebra, vai custar R$ 500 milhões a mais

Editorial – Que Fenatran!
Jornalismo é coisa séria
25 de julho: dia de quem transporta o Brasil

Uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo esta semana revela que o Trecho Sul do Rodoanel, esperado para ajudar no escoamento dos veículos pesados para o Porto de Santos por meio do sistema Anchieta-Imigrantes, vai custar pelo menos R$ 500 milhões a mais e, de quebra, vai atrasar. A inauguração, que foi anunciada para novembro deste ano, poderá ficar para o começo de 2010.

A justificativa do dinheiro a mais está no custo das desapropriações e, a do atraso, nas inesperadas chuvas de junho e julho, que atrapalharam as obras. De qualquer forma, o Trecho Sul do Rodoanel é um colosso. Fizemos um voo sobre todo o traçado que a via terá, entre o entroncamento da rodovia Régis Bittencourt e a Av. Papa João XXIII, em Mauá, no ABC Paulista, e constatamos a primazia da engenharia empregada, os viadutos, as pontes sobre as represas Billings e Guarapiranga.

Apesar de ser a grande esperança para o trânsito de São Paulo, quando for inaugurado, o Rodoanel Mário Covas correrá o risco de já estar saturado. Além disso, a iniciativa do governo do Estado de São Paulo e conceder a via à iniciativa privada e cobrar pedágio desagrada os transportadores e já virou polêmica, com luta na Justiça e dúvidas sobre a vigência da Lei que proíbe a cobrança em rodovias a menos de 35 quilômetros do centro de São Paulo.

Vamos aguardar para saber quando será a inauguração, na expectativa de que o Rodoanel seja realmente um grande ganho logístico para todo o Brasil, em um conceito que funciona como meio de evitar que os caminhões vindos de diversos pontos do País não tenham que entrar na cidade para acessar suas rodovias de destino.

Leonardo Helou Doca de Andrade – Editor-chefe do Portal Transporta Brasil
redacao@transportabrasil.com.br

COMMENTS