Entrevista com Gilberto Kassab

Entrevista com Clésio Andrade, presidente da CNT
Diretor da CargaViva Export comenta sobre transporte aéreo de animais
Advogado explica como transportadoras prejudicadas pelas enchentes podem recorrer à Justiça

Gilberto Kassab, do DEM

Portal Transporta Brasil: Caso seja reeleito, o senhor irá manter as restrições aos caminhões na cidade?

Gilberto Kassab: A restrição à circulação de caminhões na cidade será mantida. A medida deu certo, melhorou o trânsito e a população aprovou. Dizem que fui corajoso. Não, eu fiz o que tenho feito como prefeito: encaro o problema e enfrento. Como fiz com os bingos, gasolina fajuta, cidade limpa etc. E os resultados já apareceram. Passada a fase de implantação, poderemos aperfeiçoar a medida em razão da avaliação de seu impacto.

Portal Transporta Brasil: Que medidas podem ser tomadas contra a ‘frota pirata’ da cidade de São Paulo, que são os veículos que não pagam IPVA, multas e licenciamento e circulam impunes?

Gilberto Kassab: São Paulo será a primeira cidade do País a implantar o chip em cada veículo. O chip vai tornar mais eficiente a gestão do trânsito e vai permitir enfrentar o problema dos veículos irregulares que trafegam na cidade.

Portal Transporta Brasil: O senhor é favorável ao pedágio urbano, solução que se mostrou eficaz em algumas grandes cidades do mundo?

Gilberto Kassab: Sou contra a implantação do pedágio urbano por considerá-lo socialmente injusto. Minha prioridade na próxima gestão é continuar ampliando e melhorando o transporte coletivo para estimular as pessoas a deixarem os carros em casa. Depois de 28 anos, a prefeitura voltou a investir no Metrô. Minha gestão está colocando R$ 1 bilhão, e na futura gestão vou colocar, no mínimo, mais R$ 1 bilhão no Metrô.

Portal Transporta Brasil: Qual seria a política de uma eventual continuidade de sua gestão em relação à logística na cidade, criação de Centros de Distribuição e terminais de cargas?

Gilberto Kassab: Vamos aproveitar a retomada da construção da Jacu-Pêssego, feita pela nossa gestão, e sua futura integração com o Trecho Sul do Rodoanel, para construir um pólo logístico na zona leste da cidade, pois empresas que se instalarem na região terão acesso facilitado ao Porto de Santos e ao Aeroporto de Cumbica.

Portal Transporta Brasil: A ampliação do viário urbano em São Paulo é urgente para que o trânsito não sature em curto prazo. Que propostas de obras sua campanha tem para a cidade?

Gilberto Kassab: Estamos construindo corredores de ônibus de verdade, com pontos de ultrapassagem e um sistema viário que privilegia a circulação dos coletivos. São 32 quilômetros do Expresso Tiradentes e 25 quilômetros do Corredor Celso Garcia. São, portanto 57 quilômetros de novos e modernos corredores, quase a extensão do Metrô atual. Estamos readequando corredores mal-feitos anteriormente, como o Campo Limpo/Rebouças/Centro, com a criação de pontos de ultrapassagem. Nós melhoramos bastante a frota de ônibus. Minha gestão entregou 6 mil novos ônibus, modernos e confortáveis. Estamos fazendo também obras viárias para facilitar o trânsito. Também estou investindo 1 bilhão de reais no Metrô. Desde o inicio da década de 80, a prefeitura não colocava dinheiro no Metrô. Se cada um dos prefeitos anteriores tivessem investido 1 bilhão, como estamos fazendo, a situação hoje certamente seria outra. Vamos colocar recursos da prefeitura, também, no Rodoanel, em especial para a construção do Trecho leste, pois a obra é importante para a cidade. Enfim, estamos no caminho certo e temos que perseverar.

Voltar para o índice

Próxima publicação
Publicação anterior

COMMENTS