Entrevista com Edmilson Costa

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Edmilson Costa, do PCB

Portal Transporta Brasil: Caso seja eleito, o senhor irá manter as restrições aos caminhões na cidade?

Edmilson Costa: Não desta forma. Quando prefeito, farei um zoneamento da cidade com permissão para passagem de caminhões de pequeno porte, entregas rápidas, na região central e em ruas de menor fluxo. Nas grandes avenidas, poderá haver circulação de caminhões trucados, desde que seja para prestação de serviço neste espaço. Nossa gestão vai restringir caminhões que usem as ruas e avenidas da cidade apenas como passagem.

Portal Transporta Brasil: Que medidas podem ser tomadas contra a “frota pirata” da cidade de São Paulo, que são os veículos que não pagam IPVA, multas e licenciamento e circulam impunes?

Edmilson Costa: A investigação deve ser feita em conjunto: Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar.

Portal Transporta Brasil: O senhor é favorável ao pedágio urbano, solução que se mostrou eficaz em algumas grandes cidades do mundo?

Edmilson Costa: Somos contrários ao pedágio. Nossa proposta para o tráfego em São Paulo parte do princípio de que a rua é pública, portanto, daremos preferência absoluta para o transporte público, gratuito e de qualidade. Pensamos que soluções que envolvam pedágio, sem uma alternativa de transporte público, apenas penaliza os mais pobres e restringe o direito de ir e vir.

Portal Transporta Brasil: Qual a política de uma eventual gestão sua em relação à logística na cidade, criação de Centros de Distribuição e terminais de cargas?

Edmilson Costa: Nosso planejamento urbano envolve a descentralização da cidade. Não só com relação à logística, mas principalmente das empresas, equipamentos públicos, escolas, universidades, hospitais. Uma cidade como São Paulo, se não passar por uma desconcentração, será inviável no curto prazo. Portanto, minha gestão vai priorizar o desenvolvimento da periferia, com melhorias das condições de vida da população, com oportunidades de deslocamento das atividades econômicas e sociais rumo à periferia.

Portal Transporta Brasil: A ampliação do viário urbano em São Paulo é urgente para que o trânsito não sature em curto prazo. Que propostas de obras sua campanha tem para a cidade?

Edmilson Costa: Nós entendemos que obras não resolverão os problemas de trânsito. Cada novo viaduto, nova avenida construída satura em poucos dias. A solução deve ser estrutural. Ou seja, transporte público, limpo, de qualidade, com pontualidade para o transporte da população, com prioridade de acesso no viário público; e transporte de carga mais eficiente, em caminhões de pequeno e médio porte para o transporte de carga no centro e restrição de caminhões que estejam apenas de passagem.

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