Rolls-Royce equipa primeiro rebocador a gás do mundo

Com uso de motores a gás, as emissões de CO2 diminuirão em cerca de 30%

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A empresa de sistemas de energia Rolls-Royce celebrou com a Sanmar Shipyard a conclusão do primeiro rebocador movido a gás do mundo. A Sanmar finalizou o primeiro de dois rebocadores a serem entregues à norueguesa Buksér og Berging que terão dois motores Bergen C26:33L6PG, movidos apenas a gás natural liquefeito, o chamado GNL.

O primeiro navio, chamado Borgøy, entrará em serviço no próximo mês, seguindo a série de testes no mar. O equipamento será operado pela companhia estatal de óleo norueguesa Statoil, no terminal de gás Kårstø.

Os pacotes de propulsores da Rolls-Royce incluem tanque de combustível e sistema de abastecimento, além de dois propulsores US35 azimuth.

“O gás está ganhando popularidade como combustível usado pela indústria naval. Suas credenciais ecológicas, combinadas com seu baixo custo, estão fazendo com que muitos operadores optem por utilizar o gás em vez dos combustíveis tradicionais, em meio a uma gama de modelos de navios”, explica o presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina.“A maioria das frotas do mundo operam próximas à costa, em que as regras para emissão de gás são mais rígidas. Como o GNL se tornou mais acessível, não tenho dúvidas de que muitos dos grandes portos irão, em breve, optar por esse combustível que é mais limpo, barato e não emite fumaça para abastecer seus rebocadores”, completa.

A combinação dos motores a gás da Rolls-Royce com os mais novos propulsores indica que as emissões de CO2 do Borgøy e de seu navio-irmão serão cerca de 30% menores do que as emissões dos rebocadores que utilizam combustível comum.

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