Grupo Libra capacita jovens para mercado de trabalho

Por meio do programa Libra Cidadania, até o final do ano, 250 estudantes de ensino médio terão recebido certificado de capacitação profissional nas áreas de atuação do grupo

Petrobras irá capacitar mais 212 mil trabalhadores para as áreas de petróleo e gás
Santos Brasil Formare abre inscrições para cursos de operador logístico e portuário
SEST SENAT abre nova unidade de atendimento em Guarulhos (SP)

grupolibra

De acordo com o Grupo Libra, até o final do ano, 250 estudantes de ensino médio terão recebido capacitação profissional nas áreas de atuação do grupo por meio do programa Libra Cidadania. Iniciativa já está em pleno funcionamento nas cidades de Santos e Campinas (SP) e Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ), locais onde o grupo Libra possui unidades.

O Libra Cidadania existe desde 2012. “Cerca de 40% dos jovens formados foram absorvidos pelo mercado de trabalho, 20% nas unidades do grupo”, explica Cláudia Falcão, Diretora de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.

O Programa é destinado a jovens adultos de baixa renda, entre 18 e 24 anos. Em 2012, somente em Santos, participaram 100 estudantes em duas turmas. E 1.227 candidatos concorreram às 150 vagas oferecidas em 2013. Os resultados levaram o grupo a expandir o programa para a cidades do Rio de Janeiro, Cabo Frio e Campinas.

A primeira turma formada no Rio de Janeiro contou com 25 participantes. A de Cabo Frio, 20. E a de Campinas, 20. Para 2014 a intenção é aumentar e aprofundar o conteúdo do programa, estendendo a duração dos cursos de três para seis meses.

O Grupo Libra promove o programa Libra Cidadania em parceria com entidades educacionais que atuam nesses municípios: a Universidade Católica de Santos – UNISANTOS, em Santos; o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, no Rio de Janeiro; o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, em Campinas e a Faculdade da Região dos Lagos – FERLAGOS, em Cabo Frio.

A natureza da atividade do grupo no município é que define o conteúdo profissionalizante do programa. Entre as disciplinas comuns a todos estão: Gestão Empresarial, Processos Administrativos, Ferramentas Informacionais, Marketing Pessoal, Comunicação Empresarial, Organização Sistemas e Métodos, Comportamento Organizacional e Gestão de Carreiras.

Além de aulas, os alunos assistem a palestras de colaboradores, profissionais do grupo, tendo assim a oportunidade de trocar experiência e conhecimento sobre as suas áreas de atuação. Os estudantes recebem também material didático, auxílio alimentação e transporte.

COMMENTS