Petrobras e SENAI/FIRJAN firmam parceria para desenvolvimento de simuladores

Convênio prevê produção de 14 simuladores de operações que serão utilizados para capacitação de profissionais da indústria de óleo e gás nos próximos cinco anos

Infraero promove treinamento para bombeiros no Aeroporto Internacional de Confins (MG)
Em 30 anos, Mercedes-Benz já capacitou 200 mil motoristas no Brasil
Navig fornece curso de direção econômica para motoristas da Transzero

petrobras-guamare

A Petrobras assinou um convênio com o SENAI/FIRJAN (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Rio de Janeiro) para desenvolverem em conjunto simuladores e ambientes virtuais. O acordo prevê a produçã o de 14 novos simuladores de operações a serem utilizados para capacitação de profissionais da indústria de óleo e gás nos próximos cinco anos.

O investimento de R$ 83,6 milhões deve vir do aproveitamento de recursos associados aos investimentos obrigatórios em Pesquisa e Desenvolvimento e em treinamento em um montante de 1% do faturamento dos campos que pagam participação especial. A quantia viabilizará treinamento para profissionais do setor, focado no aumento da eficiência e também na segurança operacional.

“É importante termos mão de obra qualificada para conseguir tripular nossas sondas, plataformas, embarcações etc, sejam elas próprias ou afretadas. Os simuladores são importantes nos quesitos de segurança e confiabilidade das operações e são mais um capítulo na história de sucesso da relação entre Petrobras e SENAI/FIRJAN”, destaca o diretor de exploração e produção da Petrobras, José Formigli.

Os simuladores ficarão instalados no Núcleo de Treinamento Offshore Nelson Stavale Malheiro, em Benfica, no Rio de Janeiro. No mesmo ambiente já estão instalados outros três simuladores, por onde já passaram mais de 4 mil empregados da Petrobras, desde 2006: o Simulador de Lastro, o de Planta de Processamento Primário e o Centro de Treinamento em Instalações Elétricas .

COMMENTS