Volvo já fabricou mais de 50 mil chassis de ônibus no Brasil

Volvo já fabricou mais de 50 mil chassis de ônibus no Brasil

Tudo começou em 1979, com a fabricação do chassi número 0001, um B58 que participou da melhoria do padrão de conforto do transporte brasileiro

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A Volvo está em festa no Brasil. Depois de quase 43 anos de trabalho, a empresa entregou o chassi de ônibus de número 50.000 fabricado em sua planta brasileira, no Paraná. O chassi número 0001 saiu da linha de montagem em 1979.

Naquela época, a Volvo já apostava em tecnologias novas, introduzindo um chassi de ônibus com motor central no Brasil, com mais espaço para os passageiros e novo padrão de conforto.

Hoje a empresa tem uma participação importante no mercado brasileiro de transporte de passageiros, com a inserção de diversas tecnologias e a busca por segurança e zero acidentes. “A revolução que começou com o B58 inspirou a Volvo a lançar vários modelos rodoviários e urbanos, cada vez mais avançados em tecnologia e sempre com foco em segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente, valores fundamentais da nossa marca”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Em sua trajetória, a Volvo seguiu com lançamentos de modelos marcantes para o mercado brasileiro, como o B10M em 1986, que trouxe chassi totalmente soldado e suspensão 100% pneumática. No ano de 1992, a empresa lança no Brasil o primeiro ônibus biarticulado, com capacidade para até 250 passageiros. Era o início dos sistemas BRT.

O chassi B12 foi o destaque em 1994, com motor traseiro, o que era novidade no mercado na época. Em 1998 chegou o B7R, outra opção com motor traseiro e um chassi leve para diversos tipos de carrocerias.

Em dezembro de 2000 começa a operar em Bogotá, Colômbia, o BRT Transmilenio com 14 ônibus articulados Volvo em seu primeiro corredor. Nos anos seguintes, o Transmilenio se consolidava como um dos maiores BRTs do mundo, sempre com a presença forte da Volvo.

Em 2003, a Volvo lança o B12R, chassi rodoviário com novos motores eletrônicos e arquitetura de dados que interliga todos os sistemas do veículo. Inclui ainda a caixa eletrônica I-Shift, freio a disco com EBS e controle eletrônico de estabilidade.

Em 2007, a marca lança os chassis B9R e o novo B12R com o BEA-2, a nova versão do Bus Electronic Architeture, que integra em rede recursos como EBS, ESP, freios ABS, freio motor VEB e a caixa eletrônica I-Shift.

Pioneira em eletromobilidade, em 2011 a Volvo testa seu ônibus híbrido no Brasil e anuncia a produção do modelo B215RH em sua fábrica brasileira. É também em 2011 que a empresa apresenta seu ônibus com motor dianteiro, o B270F, que atende nichos importantes dos mercados de urbanos, intermunicipais, rodoviários de médias distâncias e fretamento.

Em 2012, uma nova geração de motores passou a equipar os modelos rodoviários da marca. Surgia o B450R, o mais potente ônibus do mercado, com 450 cv.

Em 2017, a Volvo apresentou o novo chassi urbano B250R. O modelo possui motor mais potente e econômico e traz de série os softwares de conectividade Volvo, como sistemas de gerenciamento de frota e de tráfego.

Segurança e tecnologia

Em 2018, Curitiba recebe a última geração de biarticulados Volvo. Com alto grau de conectividade, os veículos trazem o controle de velocidade por região: por meio de monitoramento remoto e geolocalização, o operador do sistema limita a velocidade em áreas pré-definidas. No primeiro ano de operação o sistema reduziu as colisões em 50%.

Em 2019, chega a nova geração do Sistema de Segurança Ativa da Volvo. Um radar anti colisão capaz de frear o veículo sozinho e um sistema de monitoramento de faixa são exemplos de tecnologias que ajudam a evitar acidentes com ônibus rodoviários.

Em 2021, a Volvo introduz os novos chassis rodoviários B420R+ e B450R+, modelos equipados com a nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de Aceleração Inteligente, que os tornam ainda mais econômicos.

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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