O leitor que transporta o Brasil de verdade sempre encontra em nosso conteúdo notícias e informações sobre a busca das empresas pela redução do consumo de combustível no transporte rodoviário. Hoje a notícia é sobre esta busca no transporte ferroviário.
A VLI, uma das maiores operadoras de cargas ferroviárias e intermodais do Brasil, informou que terminou o ano de 2021 com a economia de 1,2 milhão de litros de diesel em suas locomotivas. De acordo com a empresa, a redução aconteceu graças ao projeto Fuelytics, uma iniciativa interna que utiliza dados das operações da empresa para fazer projeções e simulações que ajudam nas tomadas de decisões.
Com os dados da operação, consumo, desempenho e modo de uso de cada locomotiva e composição de trem, a VLI consegue, utilizando modelos matemáticos e computação de alta performance, reduzir o consumo de combustível dos trens e otimizar uma série de outros recursos.
Todo o processo acontece nos corredores logísticos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Ferrovia Norte-Sul (FNS – Tramo Norte), ambas administradas pela VLI. “O Fuelytics integra três importantes pilares que norteiam a atividade da companhia que são a eficiência, a inovação e a sustentabilidade. O conceito de transformação da logística proposto pela VLI está arraigado nessas diretrizes e esta ferramenta, nascida dentro da empresa, representa esta filosofia”, diz o gerente geral de Digital & Inovação da VLI, Loïc Hamon.
Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook
Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br
+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB
COMMENTS