Caminhões Volkswagen completam 40 anos de história no Brasil

Caminhões Volkswagen completam 40 anos de história no Brasil

Primeira unidade chegou às concessionárias em março de 1981 e, desde então, veículos da marca fizeram história em diversos segmentos, dos leves aos extrapesados

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Faz 40 anos. Já são quatro décadas que a Volkswagen iniciou seu projeto de fabricar caminhões no Brasil, mostrando sua visão de mercado e sua confiança no transporte brasileiro. Tudo começou em 1979, quando a Volkswagen AG adquiriu 67% das ações da Chrysler Motors do Brasil. No ano seguinte, a empresa arrematou 100% de participação na Chrysler Motors do Brasil. Esta compra viabilizou todo o projeto da Volkswagen de produzir veículos comerciais por aqui.

O primeirão

Em 1980, a empresa foi renomeada para Volkswagen Caminhões Ltda. e deu todo o respaldo para o início das operações. O primeiro produto da Volkswagen Caminhões Ltda. foi lançado em março de 1981. Era um caminhão com versões de 11 e 13 toneladas, os modelos 11.130 e 13.130 equipados com motor diesel MWM de 130 cavalos e quatro cilindros. Havia uma versão do caminhão com motor a etanol. A cabine foi desenvolvida a partir de um projeto dos anos 1970 da Volkswagen, a primeira geração do VW Transporter LT (foto abaixo).

Os primeiros modelos nasceram na fábrica da VW em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O projeto foi concebido em apenas dois anos por um time brasileiro de engenheiros e técnicos brasileiros, segundo a fabricante. Estes caminhões fazem parte das primeiras levas de modelos brasileiros com cabine estendida, ou “cara chata”, que se tornaram dominantes no mercado anos depois.

Eles eram equipados com câmbio manual de cinco marchas, tinham eixo traseiro com duas velocidades e chassi tipo escada. A versão de 13 toneladas trazia freios a ar, rodas raiadas e direção hidráulica. De acordo com a VW, as opções de cores eram o amarelo, o vermelho, o azul e o bege.

Uma breve história da VW Caminhões e Ônibus

Preparamos uma rápida linha do tempo para você conferir os principais acontecimentos que marcaram os 40 anos da Volkswagen Caminhões e Ônibus:

Anos 1980

  • Em janeiro de 1981, a Volkswagen AG compra 100% da Chrysler Motors do Brasil Ltda.
  • Em fevereiro de 1981 são lançados no mercado brasileiro os primeiros caminhões Volkswagen da história, com versões de 11 e 13 toneladas e motorização a diesel e etanol.
  • Em março de 1981, o nome da Chrysler Motors do Brasil é mudado para Volkswagen Caminhões Ltda.
  • Em setembro de 1982, a Volkswagen Caminhões Ltda. lança sua linha de caminhões leves, de seis toneladas.
  • Em julho de 1984, a Volkswagen Caminhões Ltda. é integrada à Volkswagen do Brasil.
  • Em agosto de 1984, a Volkswagen Caminhões Ltda lança o primeiro caminhão movido a biogás e metano do brasil, o Volkswagen 140.
  • Em julho de 1985, a empresa faz a primeira exportação do caminhão 11.130 para a China.
  • Em julho de 1987, a divisão de caminhões da Volkswagen do Brasil é integrada à Autolatina e passa a fabricar seus modelos em parceria operacional e industrial com a Ford Caminhões.

Anos 1990

  • Em julho de 1990, a fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus se muda para o complexo industrial do Ipiranga, em São Paulo.
  • Em abril de 1993, a VWCO lança seu chassi de ônibus, o Volksbus 16.180 CO.
  • Em abril de 1994, a empresa celebra a marca de 100 mil caminhões fabricados no Brasil.
  • Em junho de 1995, a empresa inicia a exportação dos caminhões leves L80 para a Alemanha e anuncia a escolha da cidade de Resende, no Rio de Janeiro, como local de sua futura fábrica de caminhões e ônibus.
  • Em novembro de 1996, a Volkswagen Caminhões e Ônibus se muda para sua nova casa: o complexo industrial de Resende (RJ).
  • Em setembro de 1997, a fábrica de Resende da VWCO já havia produzido cinco mil veículos, incluindo caminhões e chassis de ônibus.
  • Em julho de 1998, foi lançada a operação da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Argentina e também começam as exportações de chassis de ônibus em kits CKD para a Colômbia.

Anos 2000

  • Em janeiro de 2000, a Volkswagen Commercial Vehicles (VWN), com sede em Hanover, na Alemanha, assume a responsabilidade pelas operações de caminhões e ônibus no Brasil.
  • Em março de 2000, a empresa lança a Série 2000 de caminhões, um grande sucesso de vendas no mercado brasileiro.
  • Em abril de 2001, pela primeira vez em 21 anos de existência, a VWCO se torna líder do mercado brasileiro de caminhões.
  • Em agosto de 2002, a VWCO conquistou 30% de participação no mercado brasileiro de caminhões e ônibus.
  • Em dezembro de 2002, sai da linha de Resende o caminhão fabricado de número 100 mil.
  • Em julho de 2003, a Volkswagen Caminhões e Ônibus participa do Rally dos Sertões com três caminhões VW 8.150.
  • Em outubro de 2003, começa a produção na fábrica nova na Cidade de Puebla, no México.
  • Em setembro de 2004, começa a produção na fábrica nova de Port Elizabeth, na África do Sul.
  • Em novembro de 2005, a VWCO lança no Brasil as famílias Delivery, com caminhões de 5 a 8 toneladas, e Constellation, com modelos de 13 a 45 toneladas de PBT.
  • Em agosto de 2008, a VWCO lança sua linha de caminhões com transmissão automatizada V-Tronic utilizando equipamentos da ZF.
  • Em dezembro de 2008, a VWCO se integra à MAN SE, dando origem à MAN Latin America.

Anos 2010

  • Em novembro de 2011, a Volkswagen AG adquire participação majoritária na MAN SE e oficialmente reintegra a Volkswagen Caminhões e Ônibus ao Volkswagen Group.
  • Em setembro de 2017, a VWCO lança a nova família VW Delivery, com cabine reprojetada e veículos de nova geração.
  • Em outubro de 2017, a empresa apresenta na Fenatran, em SP, o primeiro caminhão 100% elétrico projetado e fabricado no Brasil, o e-Delivery, produzido em Resende (RJ).

Anos 2020

  • Em setembro de 2020, a VWCO lança sua primeira família de caminhões extrapesados, os VW Meteor, com modelos equipados com motor MAN de 460 e 520 cavalos de potência.

 

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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