Mercedes-Benz celebra liderança e reforça confiança no Brasil

Mercedes-Benz celebra liderança e reforça confiança no Brasil

Empresa fechou 2020 como líder de vendas em caminhões e ônibus e conquistou melhores posições em todos os segmentos de veículos comerciais

Fábrica da Eaton em Mogi Mirim (SP) completa 20 anos e dobra produção para atender mercado de caminhões
Cargo 1933 abre o segmento na Ford
Gigante dos laticínios compra caminhões VW

A Mercedes-Benz, apesar de toda crise do vírus no Brasil, gostou de 2020. A empresa cresceu, apesar da pandemia e das imensas dificuldades de mercado e operacionais, e manteve sua liderança nas vendas de caminhões e ônibus, reforçando sua confiança no mercado brasileiro.

De acordo com a Anfavea, os caminhões da Mercedes-Benz dominaram 31% do mercado no ano passado. Nos ônibus, este número salta para 47%, uma liderança que já dura 64 anos (!!!).

Brasil no topo do mundo

“Num ano atípico como 2020, fortemente impactado em todo o mundo pela pandemia do coronavírus, superamos os obstáculos e mantivemos a nossa marca no topo de vendas e de participação de mercado de veículos comerciais”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com isso, o Brasil volta a ser o primeiro mercado do mundo para caminhões Mercedes-Benz, além de ser também o maior para ônibus da marca”.

Deppen, que conversou com nossa reportagem em entrevista coletiva recente, disse que o Brasil já conta com tecnologias de ponta sendo aplicadas ao transporte. “Acredito que, se olharmos para o futuro do transporte, com as novas matrizes de energia, como a eletrificação e as células de combustível, o Brasil também está inserido neste debate. Eu acredito que o grande desafio brasileiro é a infraestrutura, mas nós temos boas perspectivas para vencer este desafio. Estamos de olho na aplicação das tecnologias de ponta nos produtos brasileiros, tanto para melhor produtividade do transporte de longa distância, quanto para maior sustentabilidade desta indústria no país. Apesar dos imensos desafios, o Brasil já está colaborando com o futuro da tecnologia do transporte no mundo”, disse o presidente.

Investimento pesado

Na entrevista, o principal executivo da Mercedes no continente confirmou o ciclo de investimentos da empresa no Brasil, de R$ 2,4 bilhões até o ano que vem. A empresa também está contratando e criou mil vagas de emprego, entre temporários e efetivação de aprendizes do Senai, em São Bernardo do Campo, cidade do ABC paulista que abriga sua fábrica.

Deste investimento, Deppen informou que R$ 100 milhões foram entregues na 2ª fase da Indústria 4.0, com a inauguração da Nova Linha de Cabinas de Caminhões, em fevereiro de 2019. Mais R$ 100 milhões foram destinados à construção da Nova Linha 4.0 de Ônibus, inaugurada em setembro de 2020. E um total de R$ 1,4 bilhão foi aportado no desenvolvimento e produção dos extrapesados da família Novo Actros.

“É importante destacar que também lideramos as vendas de caminhões no concorrido segmento de extrapesados em 2020, já repetindo esse feito agora em janeiro”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No ano passado, foram emplacados 13.195 extrapesados da marca, o que resultou em 28,5% de market share. Em janeiro, o volume foi de 1.127 caminhões, com 30,9% de participação”.

“As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”

Roberto Leoncini ressalta ainda que a Empresa acredita no poder de escutar as dores e soluções dos próprios clientes e é por isso que, desde 2015, adotou o slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’. “Queríamos nos aproximar de quem realmente importa para nós, que são nossos clientes, os caminhoneiros autônomos, frotistas e motoristas de transportadoras de todo o Brasil. Precisávamos mudar a nossa postura e, de forma mais humanizada, estar mais próximo deles e da sua realidade. E conseguimos. Tanto que ao longo dos anos, vimos o nosso slogan ganhar a boca do caminhoneiro. Em 2019, decidimos dar mais um passo nessa aproximação. Percebemos que precisávamos escutar ainda mais e melhor as necessidades específicas de cada região. E foi assim que o nosso slogan evoluiu para: “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve e entende os sotaques. Somos mais que parceiros de negócios, somos amigos de estrada. E assim, queremos garantir que: ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’. Porque para nós cada cliente é único e a nossa relação com eles também. Esse será o nosso novo mantra”, conclui Leoncini.

 

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS