A concessionária Way-306, que administra a rodovia MS 306, no Mato Grosso do Sul, acaba de comprar quatro unidades chassi cabine do Iveco Daily nova geração. Os veículos estão implementados como ambulâncias e farão o trabalho de atendimento de emergência do trecho rodoviário de 218 quilômetros administrado pela empresa.
Para virarem ambulância, os Daily passaram por um sofisticado processo de customização e recebeu materiais e equipamentos de emergência de última geração.
Chassi cabine ou furgão?
Mas, por que utilizar um veículo chassi cabine como ambulância, e não um furgão? O gerente Comercial da Iveco, George Carloto, explica: “O uso de versões chassi-cabine para a aplicação de ambulância já é algo amplamente adotado fora do Brasil e abre novas portas para a marca e nossos parceiros pela versatilidade, eficiência e custo que a solução proporciona. O Daily usa uma estrutura com longarinas em perfil “C” de 5mm, – a mais robusta da categoria, aliado a um reforçado conjunto de suspensão, o que torna o veículo a melhor solução para essa proposta. Estamos abrindo novas possibilidades de aplicações para um veículo que já é líder no segmento e se destaca pela robustez e durabilidade, atributos essenciais para esse mercado”, diz o executivo.
Confira a lista de equipamentos que fazem do Daily um veículo seguro e adequado para trabalhar como ambulância
- Assistente de estabilidade eletrônica = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando veículo se torna instável.
- Assistente de freio hidráulico = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.
- Compensação hidráulica de frenagem = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
- Performance Hidráulica do freio traseiro = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.
- Controle estendido de estabilidade = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio aumentando a capacidade de manobra.
- Intervenção do movimento de rolagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.
- Mitigação de capotagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.
- Mitigação do balanço do reboque = mitigação da instabilidade do trailer.
- Modo de controle adaptativo de carga = controle adaptativo de carga.
- Controle de partida em subidas = mantém a pressão nos freios por dois ou três segundos, auxiliando na partida do veículo em rampas.
Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br
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Agência Transporta Brasil – ATB
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