Prefeitura de Porto Alegre (RS) intensifica aplicação de multas de trânsito na cidade

PF cumpre mandados por contrabando de aparelho gerador de poluição em caminhões
Site da Iveco de personalização de caminhão totaliza 80 mil acessos em 50 dias
Autônomo do RS é o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

radar

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre (RS) testa em fase final o novo sistema para punir motoristas que cometem irregularidades na cidade. Até o fim deste trimestre, as 113 câmeras de monitoramento do órgão de trânsito espalhadas pela cidade serão utilizadas para multar.

+ Pagamento do IPVA começa nesta semana; Veja calendário de vencimentos

Entre as infrações que poderão ser combatidas estão: furar um sinal vermelho, trafegar na contramão ou pelo acostamento, ultrapassar em local proibido, parar em um cruzamento ou não dar prioridade para o pedestre em uma faixa de segurança. Excesso de velocidade é uma das irregularidades que não poderão ser multadas pelas câmeras, já que exige um equipamento aferido pelo Inmetro e que seja capaz de mensurar a velocidade.

Sobre multar o motorista que passa no sinal vermelho durante a madrugada, Cappellari garantiu que a situação será relativizada. Caberá aos agentes de trânsito que monitoram as câmeras avaliarem se o veículo passou em velocidade compatível para garantir a segurança do trânsito.

+ Estrada que vai substituir a Rodovia Rio-Petrópolis receberá 400 milhões de reais para agilizar obras

“Se o motorista tiver cuidado, passar em velocidade reduzida e não colocar a vida dos outros em risco, ele não será multado”, disse. A legislação não prevê que a imagem seja, obrigatoriamente, anexada à multa enviada ao motorista. Porém, Cappellari afirma que a intenção é enviar o registro. Os detalhes sobre as vias que serão monitoradas por câmeras serão divulgados nas próximas semanas.

O uso de câmeras para multar é permitido por lei e já é adotado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Até o fim de fevereiro, Cappellari disse que irá relançar o edital para instalação de caetanos (radares em semáforos), já que o atual está sub júdice.

+ Saiba tudo do mundo do transporte e da logística. Curta nossa página no Facebook!

COMMENTS