Número de passageiros transportados cresce 12,5% na aviação brasileira em janeiro

Levantamento da Abear também aponta que 9,7 milhões de pessoas viajaram de avião pelas maiores empresas aéreas do Brasil

Empresas aéreas do Brasil poderão amargar prejuízo anual de R$ 2,5 bi com medidas de ajuste fiscal
Aviação doméstica brasileira transportou cerca de seis milhões de passageiros em fevereiro
Frota de aeronaves de companhias do Brasil é uma das mais jovens do mundo

anac-passageiros-aeroporto

Cerca de 9,7 milhões de passageiros foram transportados em janeiro pelas maiores empresas aéreas brasileiras, segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), entidade que reúne Avianca, Azul, Gol e Tam.

Conforme o levantamento, a demanda cresceu 9,2%, enquanto a oferta de assentos avançou 4,1%. O aproveitamento dos voos no mês foi de 84,6%, quase quatro pontos percentuais acima de janeiro de 2014.

Esse movimento resultou em um crescimento de 12,5% frente ao mesmo mês de 2014. A associação acredita que o resultado positivo tenha sido impulsionado por possíveis transferências de viagens de lazer que deveriam ter acontecido no meio do ano passado, mas que acabaram adiadas pelo receio de aeroportos cheios durante a Copa do Mundo; além da valorização do dólar ante o real, estimulando mais viagens internas.

Já no mercado internacional, a demanda registrou uma expansão de 32,9% sobre janeiro de 2014. A oferta internacional completou sete meses consecutivos de alta, com incremento de 26,4%. O total de passageiros transportados cresceu 28% e chegou a 703,6 mil.

COMMENTS