Movimentação nos portos paranaenses cresce 12% no 1º quadrimestre de 2014

Foram movimentadas 15,1 milhões de toneladas nas unidades de Paranaguá e Antonina

Portos paranaenses terminam 2014 com 45,5 milhões de toneladas movimentadas
Portos de Paranaguá e Antonina encerram o 1º semestre com movimentação em alta
Porto de Antonina (PR) aumenta movimentação em 75% com dragagem

porto-de-paranagua

Os portos paranaenses de Paranaguá e Antonina fecharam o primeiro quadrimestre de 2014 com acréscimo de 12% na movimentação. Ao todo, foram movimentadas 15,1 milhões de toneladas.

Do total, aproximadamente nove milhões de toneladas são referentes a produtos exportados e 5,7 milhões de toneladas de mercadorias importadas.

As exportações geraram receita cambial de US$ 5,5 milhões no quadrimestre, alta de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

A carga geral cresceu 15% na movimentação. Os contêineres são o destaque, com 237,7 mil TEUs (unidade de medição de volume – 20 pés) movimentados até abril. No caso dos granéis sólidos, foi registrada alta de 13%.

No âmbito da exportação, a soja segue como o principal destaque entre os granéis, totalizando 4,1 milhões de toneladas exportadas, que significa alta de 83% em relação ao mesmo período de 2013.

Na importação, o destaque é o fertilizante. Até o mês de abril, os dois portos importaram 3,1 milhões de toneladas do produto, crescimento de 11% na movimentação em relação os primeiros quatro meses do ano passado.

COMMENTS