Movimentação nos portos do Paraná cresce 4% no 1º quadrimestre de 2013

Juntos, terminais de Paranaguá e Antonina movimentaram 13,6 milhões de toneladas de mercadorias entre janeiro e abril

Brado inicia operação de escoamento do açúcar de Araraquara (SP) para o Porto de Santos
Exportações do agronegócio brasileiro alcançam US$ 6,77 bi em dezembro de 2014
Rumo inaugura primeira fase de terminal em Itirapina (SP)

antonina-movimentacao

As unidades portuárias de Paranaguá e Antonina encerraram o primeiro quadrimestre de 2013 com acréscimo de 4% na movimentação de produtos. Com isso, os portos recuperam gradualmente a intensidade de operação, que havia sido prejudicada pelas chuvas de fevereiro e março.

O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá alcançou altos índices de produtividade recentemente. Na quarta-feira (8/5), foram exportadas pelo Corex 100,2 mil toneladas de grãos.

“Enquanto as limitações que a chuva nos traz não são resolvidas, trabalhamos para conseguir os melhores índices de embarques quando o tempo colabora”, explica o secretário de Infraestrutura e Logistica do Paraná, José Richa Filho.

No quadrimestre, foram movimentadas 13,6 milhões de toneladas de mercadorias juntando o resultado de ambas as unidades portuárias. A exportação de milho ficou sendo o grande destaque, fechando o período com 1,8 milhões de toneladas exportadas e registrando um aumento de 199% em relação a 2012. Outro bom resultado foi o da exportação de açúcar, que apresentou alta de 114% no primeiro quadrimestre, com um milhão de toneladas exportadas. Já nas importações, os fertilizantes são o destaque com alta de 26% na movimentação, fechando abril com 2,9 milhões de toneladas importadas.

Em abril, chegaram ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá aproximadamente 40,6 mil camin hões, o que significa cinco mil veículos a mais do que o registrado em abril do ano passado. O trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano, com a Operação Safra, tem amenizado o problema das filas.

De janeiro até abril, chegaram ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá 114,4 mil caminhões.

COMMENTS