Bombardier fornece transporte de passageiros para aeroporto norte-americano

Denominado Innovia APM 200, sistema ferroviário foi implementado no Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor, nos EUA

Azul abre mais duas lojas no interior de SP
Infraero capacitará gestores de 119 aeroportos regionais
Aeroporto de Campo Grande (MS) passará por reforma

bombardier

A empresa de tecnologias ferroviárias Bombardier Transportation participou recentemente da abertura do recém-instalado sistema automático de transporte de Innovia APM 200, também conhecido como PHX Sky Train, no Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor, nos EUA.

“Este é um dia importante para a cidade de Phoenix e para o Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor. A conexão PHX Sky Train com os transportes ferroviários concretiza nosso caminho rumo a um transporte conveniente e multi-modal”, disse Greg Stanton, prefeito de Phoenix, que foi o anfitrião da cerimônia de inauguração.

O contrato com a Bombardier para projetar e fornecer o novo sistema de trânsito foi concedido em julho de 2009. A finalidade do projeto incluía todo o equipamento elétrico e mecânico do sistema, além da frota de 18 veículos automáticos Innovia APM 200 (seis trens, com três vagões cada um) e do sistema Bombardier CityFlo 650 para controle automático de trens, baseado em comunicação.

A empresa fornece ainda os sistemas de energia, distribuição e comunicação, e foi responsável também pela construção e equipagem das instalações de operação, manutenção e armazenamento. Os especialistas da Bombardier em sistemas de trânsito ficaram encarregados da gestão do projeto, da engenharia e integração dos sistemas e das fases de testes e encomendas. Em um contrato separado, a companhia fornecerá 10 anos de serviços de operações e manutenção.

A primeira etapa do sistema de transporte PHX Sky Train deve transportar passageiros ao longo de um trecho de 2,7 quilômetros, que liga o sistema de transporte público da cidade, na Rua 44 e na estação ferroviária Washington Metro, à estação localizada na área de estacionamento East Economy do aeroporto, e depois até o Terminal 4. A segunda etapa, chamada de Etapa 1a, será inaugurada em 2015, dando continuidade à rota entre o Terminal 4 e o Terminal 3, ao longo de um percurso de mais 1,1 quilômetro. A estação do Terminal 3 vai incluir uma curta passarela para pedestres até o Terminal 2.

O Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor é um dos 10 mais movimentados dos EUA em termos de tráfego de passageiros, com mais de 1.200 aeronaves e 100.000 passageiros chegando e partindo, em média, a cada dia.

O sistema Innovia APM foi projetado para transportar 3.300 passageiros por hora, por direção. Ele operará 24 horas por dia, e os trens trabalharão de forma contínua em ambas as direções, a intervalos mínimos de três minutos. A velocidade média dos veículos é de 37 km/h, mas eles podem atingir 61 km/h. O tempo de viagem entre a estação da Rua 44 e o Terminal 4 é de cinco minutos, mais dois minutos adicionais para chegar ao Terminal 3.

COMMENTS