Bombardier fornece transporte de passageiros para aeroporto norte-americano

Denominado Innovia APM 200, sistema ferroviário foi implementado no Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor, nos EUA

Pluna tem aumento de 50% nos embarques no RS
Novo sistema de controle aéreo entra em operação em Brasília (DF)
TVH-Dinamica concentra operações em Vinhedo (SP)

bombardier

A empresa de tecnologias ferroviárias Bombardier Transportation participou recentemente da abertura do recém-instalado sistema automático de transporte de Innovia APM 200, também conhecido como PHX Sky Train, no Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor, nos EUA.

“Este é um dia importante para a cidade de Phoenix e para o Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor. A conexão PHX Sky Train com os transportes ferroviários concretiza nosso caminho rumo a um transporte conveniente e multi-modal”, disse Greg Stanton, prefeito de Phoenix, que foi o anfitrião da cerimônia de inauguração.

O contrato com a Bombardier para projetar e fornecer o novo sistema de trânsito foi concedido em julho de 2009. A finalidade do projeto incluía todo o equipamento elétrico e mecânico do sistema, além da frota de 18 veículos automáticos Innovia APM 200 (seis trens, com três vagões cada um) e do sistema Bombardier CityFlo 650 para controle automático de trens, baseado em comunicação.

A empresa fornece ainda os sistemas de energia, distribuição e comunicação, e foi responsável também pela construção e equipagem das instalações de operação, manutenção e armazenamento. Os especialistas da Bombardier em sistemas de trânsito ficaram encarregados da gestão do projeto, da engenharia e integração dos sistemas e das fases de testes e encomendas. Em um contrato separado, a companhia fornecerá 10 anos de serviços de operações e manutenção.

A primeira etapa do sistema de transporte PHX Sky Train deve transportar passageiros ao longo de um trecho de 2,7 quilômetros, que liga o sistema de transporte público da cidade, na Rua 44 e na estação ferroviária Washington Metro, à estação localizada na área de estacionamento East Economy do aeroporto, e depois até o Terminal 4. A segunda etapa, chamada de Etapa 1a, será inaugurada em 2015, dando continuidade à rota entre o Terminal 4 e o Terminal 3, ao longo de um percurso de mais 1,1 quilômetro. A estação do Terminal 3 vai incluir uma curta passarela para pedestres até o Terminal 2.

O Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor é um dos 10 mais movimentados dos EUA em termos de tráfego de passageiros, com mais de 1.200 aeronaves e 100.000 passageiros chegando e partindo, em média, a cada dia.

O sistema Innovia APM foi projetado para transportar 3.300 passageiros por hora, por direção. Ele operará 24 horas por dia, e os trens trabalharão de forma contínua em ambas as direções, a intervalos mínimos de três minutos. A velocidade média dos veículos é de 37 km/h, mas eles podem atingir 61 km/h. O tempo de viagem entre a estação da Rua 44 e o Terminal 4 é de cinco minutos, mais dois minutos adicionais para chegar ao Terminal 3.

COMMENTS