Mercedes-Benz e Eletra desenvolvem ônibus híbrido para o Brasil

Com tecnologia de tração elétrica 100% brasileira, o novo ônibus elétrico híbrido reduz emissão de poluentes e consumo de combustível

Eletra produzirá 60 sistemas de tração para trólebus para frota de São Paulo
Metra adquire 20 novos trólebus Eletra
Mercedes-Benz desenvolve motor-gerador de seis cilindros para ônibus híbrido

A Eletra, empresa brasileira especializada em tecnologia de tração elétrica para transporte urbano, oficializou uma parceria com a Mercedes-Benz para o lançamento do modelo de ônibus elétrico/combustão, chamado HíbridoBR.

Com projeto desenvolvido pela Eletra, o HíbridoBR é montado em chassi Mercedes O 500 U, tem 12 metros de comprimento e capacidade para transportar 77 passageiros, sendo 37 sentados e 40 em pé. Tem piso baixo e sistema de ajoelhamento que, por meio de controle eletrônico da suspensão, chega ao nível da calçada, facilitando o embarque do passageiro, e rampa para o acesso de cadeiras de rodas e deficientes.

O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, diminuindo o ruído interno e externo.

O HíbridoBR combina o grupo motor-gerador Mercedes OM 924 LA de 4 cilindros movido a diesel ou a diesel de cana, que obedece ao padrão Euro5, com o motor elétrico, equipado por um conjunto de baterias. O funcionamento se dá pelo sistema em “série”, em que o grupo motor-gerador é acionado e se mantém no que é chamado de “ponto ideal” de rotação.

O Híbrido BR tem carroceria Busscar, gerador trifásico WEG e baterias Moura.

COMMENTS