Eletra e Mitsubishi lançam primeiro ônibus elétrico brasileiro movido totalmente a baterias

Eletra e Mitsubishi lançam primeiro ônibus elétrico brasileiro movido totalmente a baterias

Com autonomia operacional de 200 quilômetros, veículo será testado testes no Corredor ABD, na Grande São Paulo, administrado pela concessionária Metra

Mercedes-Benz desenvolve motor-gerador de seis cilindros para ônibus híbrido
Trólebus Volksbus entram em operação na cidade de São Paulo
Eletra produzirá 60 sistemas de tração para trólebus para frota de São Paulo

eletra-metra-mitsubishi

A Eletra, companhia especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, e a Mitsubishi lançaram recentemente o E-Bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido totalmente a baterias.

O veículo tem autonomia operacional de 200 quilômetros, e estará em testes no Corredor ABD, na Grande São Paulo, administrado pela concessionária Metra. Com chassi Mercedes-Benz (modelo 500 UA), carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, o veículo articulado, com ar condicionado e capacidade para 150 passageiros, é o primeiro ônibus elétrico a baterias com 18 metros de comprimento no mundo.

O veículo estará operando no trecho Diadema/Brooklin e as baterias poderão ser recarregadas no terminal, de acordo com a necessidade da operação.

A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries, que tem manifestado interesse em transferir esta tecnologia para empresas brasileiras. Já o chassi, carroceria e todo o sistema elétrico de tração são fabricados no Brasil, semelhantes aos trólebus desenvolvidos pela Eletra. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias das duas empresas: Eletra e Mitsubishi Heavy Industries. A Mitsubishi Corporation é responsável pela coordenação entre as empresas.

COMMENTS