Santos Brasil fortalece apoio a projeto de proteção às baleias

Empresa de operações portuárias de logística de contêineres ampliou sua parceria com a ONG Projeto Baleia Franca, para preservação da fauna em Imbituba (SC)

Transportadora Binotto pede recuperação judicial
Confira os 10 caminhões pesados mais vendidos em 2023
Rastreador específico para carretas traz tecnologia de radiofrequência

A Santos Brasil, operadora logística de contêineres e transporte marítimo, ampliou sua parceria com a ONG Projeto Baleia Franca, para a preservação dos animais em Imbituba (SC), viabilizando a manutenção de trabalhos científicos para a proteção da reprodução das baleias na região.

O sul de Santa Catarina abriga as baleias francas austrais (Eubalaena australis), que migram nos meses de inverno e primavera para o litoral da região para acasalar e procriar. Apesar de protegidas, as baleias francas ainda constam na lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Com a ampliação da parceria, além de dar continuidade ao avistamento dos animais nas imediações do Tecon Imbituba, a Santos Brasil passa também a apoiar o projeto científico de preservação desenvolvido pela ONG. Os trabalhos englobam atividades de pesquisa e a conservação do habitat, monitoramento, controle populacional (como reconhecimento dos animais a partir da foto-identificação individual), programas de conscientização e formulação de políticas públicas com o objetivo de garantir a convivência harmoniosa entre a atividade comercial do porto e a presença das baleias francas.

“A ONG Projeto Baleia Franca, responsável pela iniciativa de proteção dos animais em Santa Catarina, vem desde 1982 realizando atividades cujo objetivo é garantir a recuperação populacional dessa espécie em águas brasileiras“, explica a bióloga Karina Groch, diretora de Pesquisa da ONG Projeto Baleia Franca.

COMMENTS