Caminhão híbrido integra frota da ID Logistics na França

Operadora com atuação no Brasil já circula com caminhão Renault de 26 toneladas desde o fim de janeiro. Veículo tem dois motores: térmico e elétrico

Cresce fornecimento de hidrogênio como combustível para o setor de logística
Primeiro Airbus A350 com asas completas aparece em testes na França
ID Logistics abre capital na bolsa francesa

A ID Logistics, operadora logística francesa com atuação no Brasil, incorporou um veículo híbrido à sua frota na matriz europeia. O modelo, um Renault de 26 toneladas, está sendo utilizado desde o final de janeiro no abastecimento das lojas do Carrefour da região francesa de Paca (sigla formada pelas iniciais dos departamentos de Provence-Alpes-Côted’Azur).

Com o veículo, a ID quer desenvolver sua frota para que haja menor emissão de poluentes, menos ruído e maior economia de combustível. O caminhão tem dois motores, um elétrico e um convencional. O motor elétrico é utilizado na partida e nos primeiros 15 a 20 quilômetros do trajeto. O caminhão conta com sistema de aproveitamento da energia de frenagem e desaceleração, que alimenta as baterias.

A utilização do caminhão híbrido atua em duas frentes. Espera-se que haja uma redução de 20% na emissão de gases poluentes como o CO2, NOx, HC, CO e PM e de ruídos, diminuindo de 88 para 74 decibéis, usando como comparativo um caminhão padrão.  A novidade permite também uma redução dos custos operacionais, pois utiliza 20% menos combustível. Seus custos de manutenção também são menores do que um caminhão normal.

O desempenho do veículo será avaliado em parceria com a ADEME (Agência do Meio Ambiente e Gestão de Energia da França). A Iniciativa poderá ser estendida para a entrega urbana de outros produtos. Através desta parceria com o Carrefour, “A ID Logistics amplia seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e energia alternativa”, diz Jean – Vincent Pons, diretor de Logística de Transportes da ID.

COMMENTS