Volvo testa ônibus híbrido em Curitiba (PR)

Veículo com dois motores, um a diesel e outro a eletricidade, irá rodar em teste a partir deste mês. Sistema proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%

Primeira unidade de produção em escala comercial de etanol celulósico será desenvolvida na Itália
Preço do óleo diesel sofre discreta variação nas rodovias brasileiras
Brasileiros geram falta de gasolina argentina

A Volvo inicia neste mês de setembro uma série de testes com um ônibus híbrido, movido a eletricidade e a diesel,  que deverá rodar por três semanas em trechos de Curitiba, capital do Paraná. A ação também envolve a URBS, empresa responsável pela gestão do transporte coletivo urbano da cidade.

O veículo, um chassi 7700 Hybrid, tem dois motores que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arranque e como gerador de energia durante as frenagens. Já o motor a diesel funciona quando o veículo está em velocidade superior a 20 km/h. Quando o ônibus está parado no trânsito, o motor a diesel desliga automaticamente.

Os estudos da montadora apontam que o ônibus permanece parado cerca de 50% do seu tempo total de operação, o que significa um grande corte nas emissões de poluentes. “Esta tecnologia tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e grande redução no impacto ambiental”, destaca Euclides Castro, gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America.

Ainda de acordo com a empresa, o sistema híbrido proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.

“Com estes veículos, temos a possibilidade de combinar uma elevada capacidade de transporte com redução no consumo de combustível num sistema que ainda respeita o meio ambiente”, diz Castro.

COMMENTS