Jorge Yanai pede investimentos em infraestrutura de transporte

O senador chamou atenção para a necessidade de investimentos em infraestrutura de transporte, especialmente no Centro-Oeste, região maior produtora de grãos do país

Delta vai transferir uma frequência para Brasília
Mercedes-Benz assume a liderança do Brasileiro de Fórmula Truck
Novas concessões de rodovias terão pedágios de até R$ 6,40

O senador Jorge Yanai (DEM-MT), em discurso nesta terça-feira (8), chamou atenção para a necessidade de investimentos em infraestrutura de transporte, especialmente no Centro-Oeste, região maior produtora de grãos do país que sofre com as parcas possibilidades de escoamento da produção. Segundo dados do Ministério dos Transportes, citados pelo parlamentar, nas últimas duas décadas os investimentos anuais nunca ultrapassaram 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para comparar, na década de 1970, o governo chegou a investir 1,8% do PIB no setor. O descaso com a manutenção do sistema rodoviário e a falta de investimentos em alternativas como ferrovias e hidrovias são fatores que diminuem a competitividade internacional do país, salientou. Assim, pouco adianta o fato de o Brasil ter crescido e se tornado um dos maiores produtores de grãos do mundo, alertou o senador.

– Esperamos que o novo governo a ser eleito tenha consciência da urgência de investir em todas as modalidades de transporte de carga do país, e também nos portos – disse.

Link para a matéria original

COMMENTS