Voith Turbo traz soluções ecológicas para a indústria ferroviária brasileira

O sistema Eco Excellence permite redução do consumo de combustível. Redutores para trens de alta velocidade também são lançados no Brasil

Vale recebe alvará para construção de ramal da Estrada de Ferro Carajás
Voith Turbo fornece engates ferroviários para o Metrô de São Paulo
Randon apresenta novos vagões ferroviários

Atenta às boas perspectivas para a indústria ferroviária brasileira, a Voith Turbo, Divisão do Grupo Voith que desenvolve e fornece tecnologia de ponta em componentes e sistemas relacionados a acionamentos, acaba de trazer ao país o sistema Eco Excellence. O Eco Scout, o Eco Consult e o VFMR (Voith Fuel Meter Rail) são chamadas soluções eletrônicas “verdes”, que otimizam a operação de veículos ferroviários, desde locomotivas, veículos de passageiros, de carga e trens de alta velocidade, utilizando qualquer sistema ferroviário, sejam eles elétricos, diesel-elétricos e diesel-hidráulicos.

O gerente da Divisão Ferroviária da Voith Turbo no Brasil, Adelson Martins, explica que o sistema é considerado ecologicamente correto porque permite economia de tempo e energia durante a operação do veículo, acarretando gasto de menos combustível. “Essa economia pode chegar a 15%”, destaca.

Os sistemas do Eco Excellence são totalmente eletrônicos. O Eco Scout permite um levantamento exato do perfil da via, identificando os pontos de aceleração e frenagem, por meio de um programa . “Essa tecnologia é fundamental para auxiliar o operador, otimizando a economia de combustível e o tempo do deslocamento”, afirma Martins, ressaltando que o sistema tem a capacidade de autocorreção conforme as particularidades da via devido a seu módulo GPS.

Já o Eco Consult é a solução que permite o treinamento e aprimoramento do condutor para utilização do Eco Scout, visando melhor aproveitamento na redução do consumo de combustível e do tempo de operação. Para complementar o sistema EcoExcellence há o VFMR, que é um medidor de consumo de combustível de alta precisão. “O sistema é utilizado com sucesso em alguns países europeus e, no Brasil, também podemos configurar as soluções de acordo com as necessidades dos clientes”, informa o gerente da Divisão Ferroviária da Voith Turbo.

Outra inovação trazida ao mercado ferroviário brasileiro pela companhia são os redutores para trens de alta velocidade, especialmente desenvolvidos para garantir a confiabilidade e segurança que se requer nessa aplicação. Além disso, o equipamento é comparadamente mais leve e compacto. No Brasil, a Voith Turbo também comercializa sistemas de tração diesel-hidráulicos, incluindo motor, transmissão, sistemas de arrefecimento e controle, além de engates ferroviários Scharfenberg.

COMMENTS