IPVA para caminhões em SP ficará 7,7% mais barato no ano que vem

Valor menor se deve à diminuição do valor de mercado dos carros, que está abaixo do registrado no ano passado. Secretaria da Fazenda informou que em média, IPVA ficará 9,3% menor em 2010 no Estado de São Paulo. Considerando apenas os caminhões, queda será de 7,7%

Veículos com mais de 45 toneladas estão impedidos trafegar sobre ponte do Rio das Velhas (MG)
Simuladores podem suprir treinamento dos motoristas
Mercedes-Benz aposta na parceria com a Ticket para fidelizar clientes

A diminuição dos valores de mercado dos veículos neste ano causará, em 2010, uma queda média de 9,3% no valor do IPVA para os contribuintes paulistas. Os números são da Secretaria da Fazenda e, se considerados apenas os caminhões, a queda no IPVA será de 7,7%.

Para os automóveis, a redução do IPVA para 2010 será de 12,2% e as motocicletas terão redução de 9,8%. Os utilitários, de acordo com os números do governo divulgados em reportagem da Folha de São Paulo, terão redução de 7,5% e os ônibus, 4,1%.

Mesmo com a queda no imposto, a expectativa da Fazenda é de arrecadar cerca de R$ 8,9 bilhões com o IPVA em 2010 – pouco acima dos R$ 8,8 bi previstos para este ano. Desses, 50% serão destinados aos municípios, segundo o coordenador de administração tributária da secretaria, Otávio Fineis Junior.

As alíquotas no imposto permanecem as mesmas dos anos anteriores. Carros a gasolina recolherão 4% sobre o valor venal; carros a álcool e gás pagam 3%; bicombustíveis recolhem 4%; ônibus pagam 2%; e caminhões 1,5%.

Por: Leonardo Helou Doca de Andrade – Redação Portal Transporta Brasil (com informações da Folha de São Paulo)

COMMENTS