Ações para diminuir a poluição e combater os congestionamentos estão no projeto de lei do prefeito Gilberto Kassab aprovado na semana passara e incluem restrição gradativa e progressiva do acesso de carros ao centro da cidade além de aumento no período de rodízio de carros e caminhões quando a poluição atingir níveis críticos
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), enviou na semana passada um projeto de lei à Câmara Municipal para a permissão do aumento da restrição ao acesso de carros ao centro da cidade, além de outras medidas de combate aos congestionamentos e à poluição na cidade. O projeto foi aprovado em primeira votação e inclui ações que integram as estratégias de implementação da Política Municipal de Mudanças no Clima.
Além da permissão para a ampliação das restrições de acesso de veículos à região Central da cidade, o projeto de lei também prevê o aumento do período de rodízio aos carros e caminhões quando os níveis de poluição atingirem patamares críticos. No projeto, poderá haver ações para taxar geradores de poluição e para instituir políticas urbanas no transporte, energia, construção e gerenciamento de resíduos e de uso do solo.
Nesta semana, a Câmara votará o projeto em segundo turno e deverá regulamentar vários itens. De acordo com o vereador José Police Neto, do PSDB, líder do governo no parlamento paulistano, a meta da prefeitura é reduzir o nível de poluentes em 30% até 2012. “É a primeira vez que uma cidade desse porte estabelece uma política climática. É uma iniciativa pioneira, não só em relação ao Brasil, mas ao resto do mundo”, afirmou Raquel Biderman, uma das idealizadoras da política e coordenadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas.
Transporte coletivo
Segundo a prefeitura, a prioridade máxima é estimular o transporte coletivo, com incentivos para carona solidária e o controle da circulação de ônibus fretados e criação de bolsões de parada ao longo do sistema de transportes sobre trilhos.
Metas
Veja abaixo as metas da prefeitura de São Paulo para melhorar o ar e diminuir o trânsito:
- Punir os agentes poluidores com taxas sobre o dano ambiental
- Priorizar o transporte coletivo por meio de incentivo a caronas e melhorias no sistema
- Reduzir as emissões de poluentes em 30% até 2012
- Privilegiar a movimentação de cargas em horário noturno com restrições e controle de acesso a determinadas regiões da cidade
- Restringir o acesso de carros ao centro da cidade de forma gradativa e progressiva
- Incrementar os horários do rodízio para evitar níveis críticos de poluição
- Estimular o uso de bicicletas como alternativa ao transporte individual
- Ampliar as faixas exclusivas para o transporte coletivo
- Regulamentar o fretamento de ônibus
- Implementar coleta seletiva em shoppings e grandes condomínios
- Adequar frota de motocicletas às diretrizes
COMMENTS