Embraer quer vender jatos para Aerolineas

O governo brasileiro chegou a acenar com a possibilidade de financiar a instalação de um posto da Embraer na Argentina

Mantega reitera que isenção do IPI na compra de carros só vai até o fim do mês
Diretor da Petrobras fala sobre fornecimento de diesel S-50 a frotas de ônibus
Pedágios poderão subir mais 9,74%

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, confirmou que a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) está interessada em vender aeronaves para a companhia aérea Aerolineas Argentinas, que enfrenta uma crise em meio a um processo de reestatização.

“[Há interesse] pelo menos na aquisição [pela Aerolineas] de aviões, que são um número expressivo. Há um interesse também que haja participação da Embraer na manutenção [das aeronaves]. Existem conversas”, afirmou Amorim.

Há cerca de 15 dias, as companhias aéreas Aerolineas Argentinas e Austral, que concentram 80% dos vôos na Argentina, passaram a ser administradas pelo governo, conforme anúncio do secretário de Transporte da Argentinas, Ricardo Jaime.

No último fim de semana de julho, seis vôos da Aerolineas Argentinas com destino a aeroportos brasileiros foram cancelados em Buenos Aires. Segundo informações da Aeroportos Argentina 2000, empresa que administra os terminais do país vizinho, os atrasos chegaram a ultrapassar 30 horas.

Segundo a BBC Brasil, o gerente-geral da Aerolineas indicado pelo governo, Julio Alak, disse que a companhia foi “sucateada” e tem mais de 20 aviões parados, de uma frota de cerca de 50.

Especialistas de mercado condenaram, no Brasil, criticaram a reestatização da Aerolineas Argentina, que estaria dando um passo atrás o processo de enxugamento e foco nas operações rentáveis. Desde os anos 90, quando foi privatizada, a empresa acumulou uma dívida de cerca de US$ 900 milhões.

O governo brasileiro chegou a acenar com a possibilidade de financiar a instalação de um posto da Embraer na Argentina. A empresa brasileira é muito admirada por lá. Para a presidente Cristina Kirchiner, a Embraer é um exemplo a ser seguida. Os jatos de cem lugares da Embraer podem se encaixar em várias rotas domésticas da Aerolineas.

COMMENTS