Fórum discute acessibilidade nos aeroportos da Infraero

Assegurar igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência e as demais, nos aeroportos e transporte aéreo

Chance de concordata da Chrysler é de 90%
Sistema que vigia carros tem implantação confusa
Porto de Itajaí já recebeu R$ 221 milhões

O Fórum Infraero de Acessibilidade em Aeroportos discutirá esta semana, na quinta (2/10) e sexta-feira (3/10), como assegurar igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência e as demais, nos aeroportos e transporte aéreo. O evento, que tem o governo de São Paulo como parceiro, ocorrerá no Memorial da América Latina, na capital paulista, será aberto, às 9 horas, pelo presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi.

Além da Infraero, estarão representados os concessionárias de aeroportos, companhias aéreas, cooperativas de táxi, locadoras de veículos, empresas de turismo, instituições de pessoas com deficiências, profissionais e estudantes de engenharia e arquitetura, além de sindicatos e órgãos públicos, como Anac, Anvisa, Receita Federal e Polícia Federal.

De acordo com a presidente do Comitê Nacional de Acessibilidade da Infraero, Nilce Santos, as discussões sobre acessibilidade serão feitas de modo a integrar o sistema de transporte aéreo a outros meios de transporte e à cidade. “A jornada do passageiro não termina no aeroporto”, lembra ela. A pessoa com deficiência tem o direito de escolher como dar seqüência a sua viagem: se de ônibus, táxi ou veículo alugado. É aí que a importância do entorno aeroportuário entra em questão. Nilce cita Congonhas, onde há uma passarela que dá acesso aos hotéis, como exemplo de integração.

O conhecimento da legislação sobre acessibilidade será amplamente divulgado, inclusive a “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, da ONU, que o Brasil ratificou esse ano. O desafio é tornar o aeroporto ainda mais acessível a partir do atendimento prestado, por isso a importância da “conscientização” de todos os envolvidos.

A Infraero possui uma política de acessibilidade que faz parte de seu planejamento estratégico.

SERVIÇO:

Fórum Infraero de Acessibilidade em Aeroportos

DATA: 2 e 3 de outubro de 2008

LOCAL:Memorial da América Latina (SP)

INCRIÇÕES: gratuitas (vagas limitadas), pelo site www.infraero.gov.br (banner do fórum com programa) até o dia 30/9 ou no local do evento.

Informações sobre as inscrições: (61) 3312-3320

Informações sobre o Fórum: (61) 3312-3320 (Valdeci)

COMMENTS