Departamento de Transportes Rodoviários do RJ determina uso de GPS em sua frota intermunicipal

Iniciativa cumpre determinação do governador Sérgio Cabral e visa à maior segurança e eficácia do sistema

Licença atrasa duplicação de trecho da BR 262
Rossetti fornece caçambas basculantes para as obras da usina de Belo Monte
Governo vai investir R$ 95,7 milhões na ampliação do Porto de Paranaguá

De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 12 de agosto, o Departamento de Transportes Rodoviários fluminense determinou a instalação de equipamentos de posicionamento global (GPS) em toda sua frota intermunicipal que atua no transporte de passageiros.

De acordo com o governo do Rio de Janeiro, o objetivo é garantir maior segurança aos usuários e melhor fiscalização nos serviços de transporte de passageiros, com acompanhamento em tempo real dos veículos.

Os concessionários e permissionários terão prazo de 60 a 240 dias para se adequarem à determinação, de acordo com o tamanho da frota das empresas.

No total, serão monitorados online 8736 veículos, sendo 641 vans, 6.665 ônibus das linhas intermunicipais regulares e 1.430 ônibus de fretamento.

O presidente do Detro, Rogério Onofre, diz que a iniciativa cumpre determinação do governador Sérgio Cabral. “Esta é uma administração antenada com a modernidade tecnológica e o sistema de GPS deve se constituir em mais uma ferramenta no combate às irregularidades e na busca da eficiência”, explica Onofre

A frota ônibus que opera as linhas que ligam a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca (248 veículos) já funcionam com GPS, por força de exigência do edital de licitação.

COMMENTS