BR-163 do Nortão a Santarém fica pronta em 3 anos, diz Pagot

Dos 850 km aproximadamente que precisam ser pavimentados, 293 estão em andamento, em 5 trechos

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A pavimentação da BR-163 da região Norte de Mato Grosso até Santarém (PA) para chegar ao porto e escoar a safra agrícola, produtos madeireiros e viabilizar importações gerando maior economia e rapidez para setores comerciais e do agronegócio, deve ser concluída em 3 anos. A garantia foi dada ontem, ao Só Notícias, pelo presidente do DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura-, Luiz Pagot. Dos 850 km aproximadamente que precisam ser pavimentados, 293 estão em andamento, em 5 trechos.

“Se tudo correr bem dentro do planejado, a BR-163 fica totalmente pavimentada até Santarém, no final de 2011. Até o próximo dia 5 de agosto, será contratado mais um trecho que vai da BR-163 entroncamento com a 230 até Rurópolis, totalizando 104 km, e as obras devem começar na segunda quinzena de agosto”, confirmou Pagot.

Atualmente, maquinários e equipes trabalham na pavimentação dos trechos entre Santarém-Rurópolis, Rurópolis ao entrocamento 230, entroncamento a Miritituna (32 km) e da divisa do Pará até Guarantã do Norte. Dois trechos são asfaltados pelo 9° BEC. “Os 53 km entre Guarantã e a divisa serão concluídos ano que vem”, acrescentou Pagot.

A licitação para pavimentar o trecho do KM 0 até o KM 383 e de lá a Novo Progresso deve ser concluído em setembro. O trecho de 305 km entre Novo Progresso-Trairão até entroncamento da BR-163 com a 230 deve ir a licitação no último trimestre deste ano.

Pagot destacou ainda que estão definidas a construção de aproximadamente 40 pontes de concreto no trajeto entre Guarantã do Norte e Santarém. “Quando assumimos, não havia projetos técnicos e uma parte dos recursos estava alocada. Procuramos resolver estes duas questões fundamentais e as obras vão continuar porque a conclusão da BR-163 é fundamental para Mato Grosso, Pará e prioridade do governo federal”, afirmou.

“Nossa meta é chegar ao final de 2011 com a BR-163 pavimentada até Santarém e viabilizar este grande corredor para escoar a produção, reduzir frete, importar produtos com maior economia e fortalecendo os setores produtivos”, emendou.

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