Ford cria engenharia de áudio para aprimorar acústica interna dos veículos

Músicas de artistas como Eminem, Jimi Hendrix e Jay-Z ajudam os engenheiros a analisar as frequências e corrigir os desvios sonoros

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A Ford criou uma nova área de engenharia de áudio para desenvolver o sistema de som de seus veículos globais. Com o objetivo de aprimorar a qualidade sonora das cabines dos novos carros, os pesquisadores utilizaram uma seleção musical contemporânea. O primeiro resultado desta pesquisa já foi aplicado no sistema de áudio do novo utilitário esportivo Escape, que será lançado este ano nos Estados Unidos.

“Buscamos um sistema de áudio que soe natural, como se você estivesse ouvindo música num teatro, e não dentro do carro. Pesquisamos, por exemplo, o que existe em comum em diferentes sons como o produzido pelo amplificador valvulado de Stevie Ray Vaughan, o estalo dos lábios de Suzanne Vega e a voz de Rihanna”, diz Christine Templin, engenheira que trabalha no desenvolvimento desse projeto.

Os engenheiros da Ford ouvem diversos estilos de música, do rap ao clássico, para que os carros da marca tenham a qualidade de som alta em diversas situações. O trabalho desses especialistas envolve dois aspectos: a parte objetiva, monitorando ondas sonoras em laptops conectados aos alto-falantes do veículo, e a parte subjetiva, usando os ouvidos para aperfeiçoar a qualidade do sistema.

Um dos sons avaliados na pesquisa é o “zumbido” no cover que Steve Ray Vaughan fez do clássico “Little Wing”, de Jimi Hendrix, produzido por um captador simples com amplificador valvulado. Essa gravação ajudou os engenheiros da Ford a avaliar o balanço de tons, a qualidade dos graves e a amplitude da frequência de sons no sistema de aúdio. Já a música “Electric Light”, de PJ Harvey, serviu para testar se os instrumentos não cobrem os vocais e o baixo não faz as portas tremerem.

Esta é a lista das 10 músicas mais usadas pelos engenheiros da Ford para cobrir todo o espectro de frequências e que você também pode usar para testar a qualidade sonora do seu veículo:

“La Grange”, de ZZ Top – Ouça os rufos limpos de bateria, as guitarras base na esquerda e direita e os graves fortes do baixo.
“The Race”, de Yello – Perceba a sensação do carro correndo da direta para a esquerda e vice-versa. A música deve criar uma sensação de espaço, com vibrações de portas batendo.
“Walk on the Wild Side”, de Lou Reed – Ouça a voz das cantoras do coro vindo de longe para perto, testando a profundidade sonora. Cheque o balanço de tons e a dinâmica do volume.
“Summertime”, de Kenny Chesney – Confira a limpeza dos vocais e se os instrumentos estão bem definidos.
“Remember Me”, de Eminem – Perceba a dinâmica do volume e a extensão dos graves.
“S.O.S.”, de Rihanna – Preste atenção no balanço tonal, na limpeza dos graves e se nada fica estridente nos tweeters.
“Déjà Vu”, de Jay Z, com Beyonce – O baixo deve ser limpo e plano. Os vocais não devem se sobrepor nem ter brilho em excesso.
“I Have a Song to Sing, O!”, de Peter, Paul and Mary – Essa antiga gravação, com vocais variando da esquerda, centro e direita, serve para testar o balanço e a profundidade. As vozes devem manter o timbre natural.
“Bird on a Wire”, de Johnny Cash – Essa gravação intimista, como se o cantor estivesse em sua sala de estar, testa o equilíbrio tonal e as qualidades espaciais.
Quarteto para Piano de Mozart 1 & 2, Allegretto, com Bruno Giuranna – Perceba o tom natural do piano. As cordas devem estar à frente.

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