Portos brasileiros devem movimentar 1 bilhão de toneladas em 2012

Portos brasileiros devem movimentar 1 bilhão de toneladas em 2012

Em 2010, mais de 830 milhões de toneladas passaram pelos terminais

Grupo Tracker encontra caminhão argentino roubado no Paraná
Lufthansa Cargo é eleita a melhor empresa de carga aérea europeia
Volume transportado pela ALL cresce 10,8% em 2010

Somente em 2010, os portos brasileiros movimentaram 833.882.797 toneladas de mercadorias. Desse total, 489.594.125 toneladas foram de produtos para exportação e 126.803.596 toneladas de bens importados. A expectativa para 2012 é que sejam movimentadas 1 bilhão de toneladas.

Esses números foram apresentados durante a primeira edição do Port Finance International realizada no Brasil. A conferência internacional sobre finanças portuárias aconteceu na capital carioca, entre os dias 5 e 6 de outubro.

Entre os pontos apresentados por Fernando Antonio Brito Fialho, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), estão a necessidade da ampliação e modernização da frota petroleira, a criação de uma política pública de proteção a cabotagem, a construção de novas embarcações de contêineres e a equalização da oferta de mão de obra de marítimos, entre outros.

Quando abordou as oportunidades em terminais de uso privativo (TUP), o executivo mostrou números bastante significativos. Os portos de Santos (SP), Imbituba (SC), São João da Barra (RJ), Itaguaí (RJ), Aracruz (ES), Rio de Janeiro (RJ), Barcarena (PA), Bacabeira (MA) e São Luis (MA), já contam com R$ 15 bilhões sendo investidos. Outros R$ 7 bilhões aguardam seus pedidos de outorga serem analisados. Esse montante será aplicado nos terminais de Ipojuca (PE), Presidente Kennedy (ES), Aracruz (ES), Ilha do Frade (BA), Santos (SP) e Pontal do Paraná (PR).

Futuro

Para os próximos anos, existe uma expectativa de aumento considerável. João Emílio Freire Filho, da MA Consultoria, ressalta que os eventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016 agitarão ainda mais a movimentação de carga nos terminais portuários, além do desenvolvimento econômico atual do País e da crescente demanda mundial por matérias-primas. Segundo Filho, já para 2012, são esperados mais de um bilhão de toneladas movimentadas nos portos.

COMMENTS