Volvo aprimora VM 6×4 para operações de transbordo de cana-de-açúcar

Veículo adaptado será utilizado no acompanhamento e recebimento do produto colhido, além de sua transferência para caminhões rodoviários

Moagem de cana do centro-sul supera expectativa e alavanca produção de açúcar e etanol
Aqces Logística anuncia a abertura de 678 vagas de trabalho
Relação entre preço médio do etanol e da gasolina alcança nível de 65,97% em SP

volvo-caminhao-cana

A montadora Volvo aprimorou o caminhão modelo VM 270cv 6×4 para atender a Usina Santa Terezinha com a demanda de operação de colheita e transbordo de cana-de-açúcar. Segundo a fabricante, o veículo adaptado será muito exigido, sendo aplicado no acompanhamento e recebimento do produto colhido e sua posterior transferência para os caminhões rodoviários com maior capacidade de carga.

A engenharia de vendas da Volvo, em uma parceria com a área técnica da Usina Santa Terezinha, optou por inserir algumas proteções para evitar que componentes ficassem sujeitos à poeira e a agressividade do ambiente por onde o caminhão se desloca. O objetivo foi principalmente diminuir a necessidade de manutenção. Foram colocadas proteções para o catalisador, o injetor de ureia, as válvulas pneumáticas e a chave geral, além de feita a vedação e realocação do radiador do ar condicionado.

Outra alteração foi aumentar a altura das suspensões dianteira, em mais 30 milímetros, e da traseira, em mais 20 milímetros, além de ter sido aumentado o ângulo de ataque do caminhão.

“Isso diminui bastante a probabilidade de ocorrência de problemas na parte de baixo do caminhão provocados por resíduos da colheita”, observa Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil.

Alguns chicotes elétricos foram ampliados, garantindo ao implementador mais facilidade na montagem do equipamento. O eixo traseiro também foi reforçado. O veículo também conta com bloqueio de diferencial, o que proporciona saídas suaves em terrenos mais acidentados e escorregadios. Além disto, um sistema de bloqueio automático das rodas também foi montado.

COMMENTS