Porto de Santos (SP) fecha semestre com volume recorde de 44,8 milhões de toneladas

Terminal santista terminou primeira metade do ano com movimentação de cargas 16,6% maior que o apurado no mesmo período em 2009. Devido aos bons resultados, Codesp reavalia previsão anual, que deve ultrapassar das 93 milhões de toneladas

Portos e terminais brasileiros movimentam 231 milhões de toneladas no 2º trimestre
Conferência das cargas de fertilizantes no Porto de Paranaguá (PR) passa a ser informatizada
Lufthansa Cargo otimiza transporte com contêineres de compósitos leves


Totalizando um movimento de cargas de 44,8 milhões de toneladas, o Porto de Santos (SP) fechou o primeiro semestre de 2010 com o maior volume já registrado no período. O número ficou 16,6% acima do apurado nos seis primeiros meses do ano passado (38,4 milhões de toneladas). Com o resultado obtido, a Codesp (Companhia de Docas do Estado de São Paulo) revê a previsão anual, que deve exceder as 93 milhões de toneladas previstas anteriormente.

No segmento de importação, ocorreu um acréscimo de 49,6% nas movimentações (14,6 milhões de toneladas). Já as mercadorias que foram exportadas (30,1 milhões de toneladas), cresceram 5,3% em relação ao ano passado. As cargas conteinerizadas deverão crescer por volta de 17%, chegando a 1,2 milhão de TEUs.

Dentre os produtos de alto consumo que foram exportados, o açúcar se destacou com 7,8 milhões de toneladas movimentadas, seguido pela soja em grãos (7,3 milhões de toneladas) e a gasolina (686,3 mil toneladas). Já entre as matérias primas de importação, o carvão (1,7 milhão de toneladas) e o enxofre (941,4 mil toneladas) foram os mais participativos, com crescimento de 63,6% e 63,8%, respectivamente. Além disso, os embarques e descargas de veículos registraram uma movimentação de 160,9 mil unidades, 85,1% a mais que o mesmo período do ano passado (86,9 mil veículos).

Do total movimentado no semestre, a Carga Geral respondeu por 15,5 milhões de toneladas; os Sólidos a Granel chegaram a 21,7 milhões de toneladas; e os Líquidos a Granel totalizaram 7,5 milhões de toneladas.

O valor das cargas de exportação embarcadas em Santos no primeiro semestre deste ano somou a quantia de US$ 22,5 bilhões, enquanto na importação, a cifra chegou a US$ 20,4 bilhões. Tais valores correspondem a 25,1% da Balança Comercial Brasileira.

Por: Victor José – Redação Portal Transporta Brasil

COMMENTS