Mercedes-Benz anuncia novidades focadas na sustentabilidade ambiental, econômica e social

Mercedes-Benz anuncia novidades focadas na sustentabilidade ambiental, econômica e social

Primeiro caminhão com Nível 4 de automação no Brasil e eActros 100% elétrico para transporte pesado são as principais atrações

Mercedes-Benz destaca transportadoras que apoiam a contratação de mulheres ao volante
Fim de semana em Goiânia vai ser prova de fogo para o caminhão mais verde da Copa Truck
Agência Transporta Brasil apoia movimento A Voz Delas

A Mercedes-Benz reservou inovações, lançamentos, novidades e diversos outros atrativos ligados aos caminhões da marca para a Fenatran 2022. Ao lado do extrapesado eActros Electric e do Atego 1730, primeiro caminhão de Nível 4 (SAE) de automação no Brasil, a nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs fazem parte das principais novidades. Os novos modelos, equipados com motores BlueTec 6 compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6, ganham destaque no estande da montadora ao lado do Actros ‘Estrelas Delas’, primeiro caminhão 100% customizado por mulheres.

Todos os caminhões do novo portfólio asseguram redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5), diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No entanto, iremos entregar muito mais aos nossos clientes. Além da redução nas emissões de poluentes, contribuindo para a proteção ambiental e melhoria da qualidade do ar, trazemos novidades que resultam em economia no consumo de combustível, redução de custos operacionais, mais segurança nas estradas e mais conforto. O novo motor OM 471 do Actros e do Arocs, por exemplo, reduz o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor Euro 5”, diz o executivo.

Os novos caminhões Accelo e Atego chegam ao mercado com novidades em economia, robustez, segurança e praticidade. Já o Actros ganha mais uma versão de cabina (Space) e entre-eixos mais curto (3.250 mm), aumentando sua gama de aplicações, além da segunda geração do MirrorCam. Inéditos modelos Arocs 6×4 off-road ampliam a oferta para mineração, construção e agora também atividades do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira.

eActros 100% elétrico – Já disponível para o mercado europeu, o eActros representa a capacidade de inovação da marca no desenvolvimento tecnológico de caminhões elétricos para transporte pesado nas cidades e nas estradas. “O eActros está disponível somente para a Europa e não será comercializado na Fenatran. Nosso objetivo ao trazer este moderno caminhão para o evento é ampliar o debate sobre veículos elétricos e enfatizar aos clientes e ao mercado que nós temos tecnologia, experiência e competência global e local para desenvolver e fabricar aqui mesmo no País estes produtos”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

A Mercedes-Benz entrou na era da eletromobilidade este ano no País, com o lançamento do chassi de ônibus urbano eO500U a bateria, já estando preparada para apoiar os clientes e o mercado quando essa transição chegar aos caminhões da marca.

Atego 1730 autônomo – Primeiro caminhão com Nível 4 (SAE) de automação no Brasil, o Atego 1730 é uma das principais novidades que a Mercedes-Benz está apresentando na Fenatran deste ano. Esta inovação no mercado brasileiro é fruto de uma parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a Lume Robotics, startup brasileira de mobilidade autônoma. O modelo é solução específica de automação para operação dedicada, e já está em uso diário na fábrica da Ypê na cidade de Amparo (SP).

Com essa novidade a Empresa cria um novo modelo de negócio, que consiste numa consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com a entrega de soluções customizadas para cada demanda individual dos clientes. “Nossa Empresa é uma das que mais interagem com startups no País e essa iniciativa nos traz novas e ótimas experiências, além de muito conhecimento. Temos pensado fora da caixa, olhando para além dos portões da nossa fábrica. Este é o caso do caminhão autônomo Nível 4 em parceria com a Lume Robotics”, afirma Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, que veio ao Brasil para a Fenatran.

“Estrela Delas”, o Actros das caminhoneiras e cristais – O cavalo mecânico Actros 2651 do Movimento A Voz Delas – iniciativa criada pela Mercedes-Benz para conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte – recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabina quanto no chassi do caminhão. Dessa forma, atende a sugestões captadas numa pesquisa com caminhoneiras e cristais (companheiras dos caminhoneiros), realizada pela Empresa a fim de verificar qual o caminhão ideal para as mulheres nas estradas.

Totalmente customizado e batizado de “Estrela Delas”, nome também apurado na pesquisa, esse Actros especial é destaque da marca num espaço representativo e inclusivo para mulheres na Fenatran.

Por Ricardo Panessa, especial para Agência Transporta Brasil

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS