DAF apresenta nova linha de caminhões Euro 6, anuncia expansão e comemora bom desempenho comercial

DAF apresenta nova linha de caminhões Euro 6, anuncia expansão e comemora bom desempenho comercial

Volume de emplacamentos de modelos DAF equivalente a sete anos foi atingido em apenas dois anos

MAN TGX sai com 0% de entrada até o final de agosto
Ônibus autônomo da Local Motors recebe pneus Goodyear
Motor e câmbio revolucionam o Ford semipesado

A DAF Caminhões está apresentando na Fenatran 2022 sua linha de caminhões equipados com motores adequados às normas de emissões do Proconve P8/Euro 6, e comemorando o bom desempenho comercial dos últimos anos. A montadora anunciou durante a coletiva de imprensa notável crescimento nos últimos dois anos, equivalente a sete anos de produção, ultrapassando 10% de participação de mercado no segmento de pesados, onde já desponta em segundo lugar no ranking com seu modelo campeão de vendas DAF XF.

Atenta às novidades tecnológicas e à rígida legislação de controle de emissões, toda a sua linha de motores já foi adequada às normas do Euro 6, com sensíveis melhorias de desempenho, economia e conforto, emitindo 50% menos de material particulado e até 80% menos de emissões de óxido de nitrogênio. Além das melhorias introduzidas nos motores MX-11 e MX-13, a DAF também comemora o lançamento do novo motor PACCAR PX-7, de 6,7 litros, exclusivo para o modelo CF Semipesado Rígido, que incorpora várias novas tecnologias agregando mais robustez e melhor desempenho geral ao caminhão.

Os motores PACCAR MX-11 e MX-13 fazem uso integrado das tecnologias SCR (Redução Catalítica Seletiva) e EGR (Recirculação de Gases a Exaustão), essenciais para reduzir drasticamente as emissões de NOx (Óxidos de Nitrogênio) e MP (material particulado). O CF Semipesado Rígido, de 6.7 litros, a partir de agora, é equipado com o motor PACCAR PX-7. As mudanças estão no sistema de exaustão, com novo turbocompressor e linhas de combustíveis.

Além disso, tem maior torque, novas potências e freio motor de cabeçote de 245cv.

Crescimento – Nesse panorama, Luis Gambim, Diretor Comercial da marca, projeta um crescimento de produção anual de 20% com relação a 2021. “Ampliamos a fábrica, contratamos mão de obra, expandimos a linha de produção e a previsão é chegarmos em 7.600 caminhões produzidos até o final do ano”, comemora o executivo.

Para se ter ideia do crescimento exponencial da DAF no Brasil, vale notar que nos últimos quatro anos a marca apresentou crescimento de 139% em emplacamentos, saltando de 2.343 unidades em 2018 para 5.600 em 2021, e com previsão de chegar aos 6.500 caminhões produzidos até o final deste ano. ‘’Hoje, mais de 22 mil caminhões DAF estão rodando pelas estradas brasileiras, com destaque para o DAF XF, campeão de vendas da marca e segundo modelo mais vendido no primeiro semestre no segmento de pesados, o que representa um marco para a montadora e a renovação de toda sua linha de produtos’’, expllica Gambim

Cliente em primeiro lugar – Além das inovações tecnológicas, a marca segue um abrangente plano de expansão, que inclui sua Rede de Concessionárias, serviços pós-vendas e qualificação profissional de seus colaboradores. Com 16 grupos parceiros e um sólido plano de crescimento, a Rede DAF inaugurou este ano mais oito pontos de atendimento e, em breve, vai anunciar a abertura de seis novas concessionárias, anotando 60 pontos de atendimento e apoio distribuídos pelos quatro cantos do país, impulsionando também os resultados da divisão de peças, composta pelas linhas de peças genuínas DAF e PACCAR, além da linha multimarcas TRP. ”Juntas, nossa divisão de peças já cresceu 65% em comparação com o ano passado’’, explica Gambim.

Na área financeira, o panorama positivo se repete. Este ano, o Banco PACCAR financiou 40% das vendas de caminhões da marca e, em apenas três anos, já figura entre os cem maiores bancos do país, disponibilizando linhas de crédito de CDC, Finame e Leasing, além do Consórcio Nacional DAF, operado em parceria com a Randon Consórcios. ‘’Oferecendo uma ampla variedade de planos e taxas que melhor se adequam às necessidades dos clientes, o banco é um grande aliado no crescimento da DAF no mercado brasileiro. E durante a Fenatran estaremos oferecendo condições especiais de compra aos clientes que nos visitarem’’, conclui Gambim.

Tecnologias do futuro – Outra novidade do estande da DAF é o modelo LF Electric 100% elétrico, com autonomia de 280 quilômetros. O LF Electric tem capacidade de 19 toneladas, motor elétrico de 260 kW (370 kW de potência de pico), alimentado por uma bateria de 282 kWh (252 kWh eficazes). O modelo, já disponível para o mercado europeu, ainda tem sistema de carregamento rápido e está apresentado na configuração 4×2.

Hoje, a PACCAR, detentora da marca DAF, detém todas as tecnologias de mobilidade: motores que utilizam combustíveis como elétricos, híbridos, movidos a célula de hidrogênio, gás e outras tecnologias de automação total do veículo, sempre dentro das legislações de controle ambiental e normas de sustentabilidade. A montadora já está preparada para introduzir novas tecnologias limpas na medida em que houver demanda do mercado e infraestrutura no país.

Por Ricardo Panessa, especial para Agência Transporta Brasil

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS