Mercedes-Benz registra salto nas exportações para a América Latina

Mercedes-Benz registra salto nas exportações para a América Latina

Fabricante brasileira alcançou o marco de 60 anos de exportações de caminhões e ônibus e registrou um grande aumento nas vendas para os países vizinhos

Librelato renova marca para seu jubileu de ouro
VW Delivery Express ganha 100% de financiamento e promoção de vendas
Volvo apresenta caminhão betoneira mais leve do Brasil

A Mercedes-Benz exporta caminhões e ônibus a partir do Brasil para países da América Latina há 60 anos. A empresa está comemorando um salto nos números dessas vendas no primeiro semestre de 2021, acelerados pela recuperação dos mercados depois do baque da crise do vírus.

No período, segundo a Mercedes, as vendas para fora de caminhões e ônibus quase quadruplicou, saltando de 406 unidades na primeira metade do ano passado para 1.890 unidades este ano, um crescimento de 365%. Desse montante, 1.482 são caminhões. “Isso é reflexo de uma recuperação muito forte em países como Chile, Peru e Colômbia, devido à alta de preço das commodities no mercado internacional, o que traz muitas vantagens para o agronegócio e a mineração”, explica Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, unidade localizada junto à fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Seis décadas de comércio exterior

Em 2021, a Mercedes-Benz do Brasil alcança o marco de 60 anos de exportações de veículos comerciais produzidos em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O primeiro lote, de 550 ônibus O 321 H, foi destinado à vizinha Argentina. Desde então, a empresa atende não só a América Latina, mas também importantes mercados em outros continentes.

Chile, Peru, Colômbia, Equador, República Dominicana e El Salvador são, atualmente, os principais mercados cobertos pelo Centro Regional América Latina. O destino mais antigo das exportações da Mercedes-Benz do Brasil é a Argentina, relação hoje administrada pela área de mercados Overseas.

O Centro Regional América Latina é responsável por triangular as relações, demandas e necessidades de cada mercado junto à Mercedes-Benz do Brasil e aos escritórios centrais da Daimler Truck & Buses na Alemanha, Estados Unidos, Japão e Índia. Ele representa caminhões Mercedes-Benz fabricados no Brasil e na Alemanha, modelos da Freightliner dos EUA e México, Western Star dos EUA e caminhões FUSO produzidos no Japão e na Índia. Do mesmo modo, representa os chassis de ônibus produzidos no Brasil e em outras unidades da Daimler.

Para se ter uma ideia, também neste primeiro semestre, foram entregues na América Latina outras 3.425 unidades de caminhões e ônibus exportadas da Alemanha, Estados Unidos, Japão e Índia, das marcas Mercedes-Benz, Freightliner e Fuso.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS